(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Febraban também é alvo de hackers

Sites do Banco Central, Citibank, Panamericano e Banco BMG também ficaram inacessíveis durante a manhã


postado em 03/02/2012 10:28 / atualizado em 06/02/2012 19:41

Os sites da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e das administradoras de cartão de crédito, Cielo e Redecard, também foram alvo de ataque hacker nesta sexta-feira. A página eletrônica da Febraban foi retirada do ar por volta das 12h40, da Cielo desde às 14h15 e da Redecard saiu do ar às 16h. Os sites do Banco Central, Citibank, Panamericano e Banco BMG também ficaram inacessíveis hoje. Nos últimos três dias, os sites do Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC também enfrentaram problemas de acesso.

A ações estão sendo reivindicadas pelo grupo Anonymous. Em uma das mensagens postadas no Twitter hoje, o grupo afirma que o ataque ao site do BC é apenas um teste.: Escolhemos um alvo de testes antes, só para calibrar nossas armas: https://www.bcb.gov.br - Apenas um teste rápido...". O site do BC apresentou instabilidade por volta das 10h20, e há registros de que tenha ficado fora do ar por alguns minutos. Em outra mensagem, o grupo ironiza o ataque ao Panamericano: Maaa Oeee!!! panamericano.com.br Tango Down! "A pipa do vovô não sobe mais!".

O BC informou, por meio da assessoria de imprensa, que “houve sobrecarga de acessos ao site no início da manhã, ocasionando instabilidade e lentidão para abertura de páginas por alguns minutos”. “Não foram afetados sistemas e transações do banco”, destacou.




A meta dos hackers é invadir um site de banco por dia nesta semana e a estratégia é fazer com que a página receba grande número de acessos ao mesmo tempo, fique sobrecarregada e, com isso, instável e até indisponível.O grupo diz que os ataques da chamada "OpWeeksPayment" - algo como "operação semana de pagamento de salários - têm como objetivo alertar a população brasileira sobre a injustiça e a corrupção.





O HSBC foi o alvo de ontem do grupo. O banco informou, em nota, que houve um “volume de acessos acima do esperado” no site. Na quarta-feira (1º), foi a vez do site do Banco do Brasil registrar picos de acesso. Segundo o BB, houve lentidão no sistema em algumas regiões do país, mas não houve risco para a segurança dos dados dos clientes. Há registros de que a página do BB tenha saído do ar, mas o banco nega.

Os hackers também dizem ter provocado problemas no site do Bradesco, na última terça-feira (31), e na página do Itaú, no dia 30 de janeiro. Em nota, o Bradesco disse que o site apresentou “momentos de intermitência com volume de acessos acima da média”, mas não chegou a ficar fora do ar. O Itaú Unibanco, também por meio de nota, disse que houve “indisponibilidade” em seu site, mas a normalidade foi retomada em seguida. (Com Agência Brasil)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)