(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Fundadores da Research in Motion renunciam


postado em 23/01/2012 08:54 / atualizado em 23/01/2012 11:03

Thorsten Heins é o novo CEO da empresa(foto: REUTERS/Geoff Robins )
Thorsten Heins é o novo CEO da empresa (foto: REUTERS/Geoff Robins )
NOVA YORK - Os dois fundadores e co-diretores executivos da fabricante canadense de telefones celulares Research in Motion (RIM, fabricante do Blackberry), Jim Balsillie e Mike Lazaridis, anunciaram na noite de domingo que renunciavam aos seus cargos.

"Em toda companhia bem-sucedida que é desenvolvida por seus fundadores", afirma Lazaridis à imprensa americana, "chega uma hora em que se entra em uma nova fase de crescimento e é hora de os fundadores passarem o bastão a uma nova gestão".

Thorsten Heins é o novo presidente e CEO da  empresa. Ele atuou anteriormente como Diretor de Operações e Engenharia de Produto, supervisionando a carteira smartphone BlackBerry em todo o mundo.

Antes de ingressar na RIM em 2007, Thorsten ocupou vários cargos na área de wireless, incluindo o de chefe do escritório de tecnologia da Siemens Communications.

Thorsten tem mestrado em Ciência e Física na Universidade de Hannover na Alemanha e também serve como membro do Conselho de Administração da Câmara canadense-alemã da Indústria e Comércio.

Mercado

A participação do fabricante dos celulares Blackberry no mercado americano caiu no trimestre finalizado em novembro, enquanto Apple e Google, com sua plataforma Android, registraram aumento, de acordo com a comScore, empresa especializada que monitora a indústria.

A RIM, sediada em Waterloo, Canadá, viu sua participação no mercado de smartphones cair a 16,6% no fim de novembro de 2011, contra os 19,7% do fim de agosto, segundo a comScore.

O Google lidera com 46,9% do mercado americano no fim de novembro (43,8% em agosto). A Apple também cresceu 28,7% (27,3% em agosto).

A Microsoft perdeu espaço, ficando em 5,2%, contra os 5,7% de antes.

A RIM sofreu diversos problemas nos últimos meses e foi alvo de especulações sobre uma aquisição.

 

(com informações da RIM)

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)