(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

CES 2012 teve poucas, mas boas novidades sobre smartphones

Telas maiores, mais capacidade de processamento, câmeras com alta resolução e captura de vídeos em Full HD são avanços anunciados pelos fabricantes em modelos de smartphones


postado em 19/01/2012 08:00 / atualizado em 19/01/2012 17:26

Sony Xperia S: conexão com várias telas é ideal para quem compartilha conteúdos (foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)
Sony Xperia S: conexão com várias telas é ideal para quem compartilha conteúdos (foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)
Em 2011, muita água rolou carregando o barco dos smartphones. Talvez por isso, as empresas já tivessem queimado boa parte da lenha de investimentos destinados ao segmento, inibindo uma presença maior de lançamentos este ano na CES. Mesmo assim houve novidades. Uma delas, o Sony Xperia S, saiu do forno direto para a feira e é o primeiro aparelho do gênero da gigante japonesa, que abandonou a parceria com a Ericsson.

Um dos pontos mais marcantes do modelo é sua câmera de alta resolução: 12MP com captura de vídeos em Full HD. O processador é o Qualcomm Snapdragon dualcore com 1.5GHz e o aparelho carrega tecnologias Wi-fi e Bluetooth, sistema operacional Android 2.3 com atualização prevista para o 4.0 (Ice Cream Sandwich). Conta com micro-USB e micro- HDMI. O Xperia S possibilita conexão fácil com várias telas, tornando-se ideal para usuários que gostam de compartilhar conteúdos via outros equipamentos, como TV, laptop ou tablet. Ainda não teve o preço anunciado nem data de entrada nas lojas.

A LG, por seu lado, destacou o modelo Spectrum, que chega hoje ao mercado americano custando US$ 300. O Spectrum é um pouco maior do que a concorrência: tem display de 4,5 polegadas (resolução de 1.280p x 720p), o que é comparável à do iPhone 4S. Seu processador é também um Qualcomm Snapdragon dual core de 1,5 GHz e a memória RAM é de 2GB. Na memória interna, porém, oferece 4GB, expandível a até 32GB com cartão SD. A câmera traseira é de 8MP, enquanto a frontal, para videochamadas, é de 1,3MP. Vem com versão 2.3 do Android, mas atualização dele sai ainda neste semestre.

Outra gigante da área que andava meio sumida também apareceu com uma boa novidade. O Lumia 900, smartphone da Nokia derivado do Lumia 800, ganhou tela maior e vem com câmera frontal para videochamadas e compatibilidade com redes 4G. Será o terceiro smartphone da empresa finlandesa equipado com o sistema operacional Windows Phone. O Lumia 900 tem o mesmo design do modelo anterior, que já era inspirado em outro de sucesso, o N9. A tela, maior, é de 4.3 polegadas. O coração do aparelho é um processador de 1.4 GHz rodando o Windows Phone 7.5. Será comercializado nos Estados Unidos com exclusividade pela operadora AT&T. Data de lançamento e preço não foram divulgados.

A Motorola exibiu a quarta versão da conhecida linha Milestone, que ainda adota teclado físico, mas recebeu atualizações. O processador de dois núcleos ganhou potência e a tela oferece melhor resolução. O sistema operacional é o Android 2.3.5, com atualização para a versão 4.0 imediata ao lançamento. A Motorola anunciou, ainda para este semestre, a nova versão do finíssimo Motorola Droid Razr, chamada Droid Razr MAXX. E a chegada ao mercado, nos próximos dias, do aguardado Droid 4, novo modelo da linha Droid (em alguns países, inclusive o Brasil, chama-se Milestone). Não houve mudanças drásticas, apenas aumentou a capacidade de processamento, que agora é de 1,2 GHz, além de oferecer compatibilidade com a rede 4G.

Spectrum, da LG: display de 4,5 polegadas o aproxima do recém lançado iPhone 4S(foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)
Spectrum, da LG: display de 4,5 polegadas o aproxima do recém lançado iPhone 4S (foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)
O primeiro da chinesa

Chamado de S2, o smartphone com que a Lenovo estreia tem tela de 3.8 polegadas e 800p x 600p de resolução. A câmera frontal de apenas 0,3 MP (VGA) é suficiente para videoconferências e a traseira tem resolução de 8MP. O processador é um dual-core de 1.4 GHz produzido pela Qualcomm. Serão duas versões, de 8GB e de 16GB de armazenamento interno. A memória RAM vai variar de 512MB a 1GB. O aparelho peca por rodar com Android 2.3, quando a versão 4.0 Ice Cream Sandwich já bomba por aí.

Por fim, a Samsung não poderia deixar de mostrar algo e anunciou na feira o Galaxy S II Skyrocket HD. As maiores mudanças estão por conta do aumento do tamanho da tela (4,65 polegadas) e do display em alta definição (resolução de 1.270p x 720p). Ainda não se tem informação da versão Android utilizada, deixando a dúvida se será a 4.0 ou a anterior com possibilidade de atualização.

Como todo mundo tem mania de apresentar algo que é o mais “alguma coisa do mundo”, a Huawei aproveitou a CES para divulgar que tem o smartphone mais fino de todos. O Ascend P1 S tem 6,68 milímetros de espessura, processador de núcleo duplo de 1,5 GHz, tela AMOLED de 4,3 polegadas e resistente à quedas. O aparelho vai custar cerca de US$ 400 e estará nas lojas da América do Norte, Europa e Ásia em abril.


*O repórter viajou a convite da Panasonic


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)