(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Sem controle remoto

Uma TV que funciona por comando de voz ou movimentos é novidade na Consumer Eletronic Show, maior feira de eletrônicos do mundo. Conectividade se consolida, com aplicativos e sistemas de busca


postado em 12/01/2012 11:44

A Panasonic apresentou sua linha 2012 e divulgou todos os detalhes sobre os novos aplicativos das suas TVs Viera, que têm software melhorado(foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)
A Panasonic apresentou sua linha 2012 e divulgou todos os detalhes sobre os novos aplicativos das suas TVs Viera, que têm software melhorado (foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)
Las Vegas – TVs, tablets e, um pouco menos, os smartphones continuam a dominar os projetos de investimentos das fabricantes, como se vê aqui em Las Vegas, na Consumer Eletronics Show (CES), a maior feira tecnológica do mundo para produtos de consumo, aberta terça-feira, reunindo 2,7 mil empresas expositoras. Uma das grandes novidades apresentadas foi a televisão “kinect”. Talvez inspirado no acessório para Xbox 360 da Microsoft, a Samsung anunciou sua linha Smart TV para este ano. Em vez do controle remoto, os comandos são feitos por voz e/ou movimentos. As novas LCDs LED oferecem mais potência para rodar aplicativos e, junto a isso, a introdução de câmera e microfone passam a possibilitar mais interação. O televisor (modelo UNES8000) vem com processador dual-core, para que haja mais aproveitamentos do uso de aplicativos em telas maiores. A novidade é boa, mas ainda demora para chegar por aqui.

Pelo que se viu até agora, a tecnologia 3D já equipa grande parte dos modelos de TV, que passam a valorizar mais a conectividade. É o caso, por exemplo, da Panasonic, que além de apresentar sua linha 2012, divulgou todos os detalhes sobre os novos aplicativos das suas TVs Viera. O software da linha foi melhorado, passando a incluir um novo browser, sistemas de busca do TV.com, versão 2.0 para o Viera Remote App e várias funcionalidades do Skype. Junto a tudo isso, um novo programa chamou ainda mais a atenção: o MySpace TV, software que pode oferecer acesso integrado entre a rede social, que estava moribunda, e a televisão.

Já a Samsung acenou ao público com aparelhos que respondem a gestos ou a voz, tecnologia que lembra o Kinect, acessório para console de games da Microsoft (foto: Ethan Miller/AFP)
Já a Samsung acenou ao público com aparelhos que respondem a gestos ou a voz, tecnologia que lembra o Kinect, acessório para console de games da Microsoft (foto: Ethan Miller/AFP)
Televisão conectada também é assunto da Sony, que recorre à tecnologia do Google para ter a sua TV inteligente. Assim, além de proporcionar conexão com todos os dispositivos residenciais, como smartphones e computadores, os novos aparelhos da linha Bravia podem agora carregar a tecnologia XReality Pro, que melhora a qualidade dos vídeos do You Tube. Interessante ainda é um controle remoto especial que a acompanha. Na parte traseira dele tem um teclado para buscas e, na frontal, uma tela sensível ao toque para controle da TV. E mais: um microfone embutido nele permite fazer pesquisas na internet via voz.

Já a LG, para falar das quatro gigantes da área, confirmou o que vinha anunciando e apresentou a TV OLED de 55 polegadas. E confirmou as expectativas, pois o modelo de fato impressiona. As bordas são bastante finas e a reprodução das imagens é superior, oferecendo cores vivas e muito equilíbrio de contraste e brilho. As imagens, por tudo isso, só poderiam ser, também, de qualidade superior.

A Consumer Eletronics Show (CES) começou cercada de expectativas. Afinal, alguma novidade bombástica poderia ser anunciada? Mas ela se encerra amanhã com uma resposta clara: nada que pode-se dizer revolucionário está sendo apresentado, mas, em compensação, muitos produtos e tecnologias anunciados nas edições anteriores sofreram significativos aperfeiçoamentos. É o que você vai conferir no nosso próximo Informátic@, que trará uma cobertura total do evento.

Windows 8
A Microsoft, que perto de outras gigantes tecnológicas tem andado muito quieta, promoveu um encontro com convidados e imprensa, mas poucas novidades pôde anunciar. O presidente Steve Ballmer, porém, informou que o novo Windows 8 vai rodar sem problemas em máquinas já equipadas com o Windows 7 sem ser preciso atualizações. O novo sistema operacional nem é tanta novidade, uma vez que seu projeto foi apresentado na edição passada da CES e, desde então, algumas demonstrações têm sido feitas pela empresa. A boa notícia é realmente a não necessidade de atualização para a adoção do Win 8, preparado para rodar tanto e computadores quanto em tablets.

*O repórter viajou a convite da Panasonic


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)