(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mais um show de imagens

Feira tecnológica de Las Vegas mostrará novas realidades que estarão no mercado em 2012


postado em 05/01/2012 10:38 / atualizado em 05/01/2012 10:47

A Consumer Eletronics Show (CES) é a principal feira mundial para apresentação de novidades e tendências em produtos eletrônicos de consumo. Realizada tradicionalmente em Las Vegas (Estados Unidos), no ano passado ela reuniu mais de 2,7 mil empresas participantes, foi visitada por cerca de 140 mil pessoas e mostrou que 2011 seria marcado por lançamentos de tablets e que o desenvolvimento na área de imagens continuaria a oferecer boas surpresas. E que os smartphones ficariam cada vez mais inteligentes. Todas as tendências se confirmaram.

A CES 2012, que se realiza de 10 a 13 deste mês, também em Las Vegas, não vai fugir disso, a julgar por anúncios (ou vazamentos) de lançamentos que alguns dos principais fabricantes fizeram nos últimos meses. O Estado de Minas, por intermédio do Informátic@, vai ver de perto as novidades que estarão no mercado em breve e que você vai poder conferir nas próximas edições. Mas aproveita para apresentar hoje uma prévia do que deverá ocorrer na CES 2012, baseada em informações (oficiais e extraoficiais) das empresas.

A LG, por exemplo, já anunciou em seu blog que vai apresentar o maior televisor OLED do mundo, um aparelho de 55 polegadas e de altíssima resolução, que tem ainda um sofisticado design: praticamente sem bordas, tem apenas quatro milímetros de espessura. Conta com os recursos 4-Color Pixels e Color Refiner, que são capazes de gerar cores mais naturais, segundo informa a empresa. A LG disse ainda que o modelo deverá ter preço mais acessível do que outros feitos com a tecnologia OLED, uma vez que teria desenvolvido um processo de fabricação mais viável, e que deve levá-lo às prateleiras no segundo semestre.

Apostar em grandes tamanhos parece ser o negócio da LG este ano. Além do modelo OLED, a fabricante coreana vai apresentar ainda uma smart TV 3D de ultradefinição (UD) de 84 polegadas. A resolução de tela é de 3.840p x 2.160p, quase quatro vezes mais do que uma TV Full HD. Trata-se de uma 3D com controle de profundidade, ou seja, permite ao usuário modificar o ângulo de visão. Outros televisores 3D com design praticamente sem borda em LCD, LED e plasma também estão sendo anunciadas com destaque pela fabricante.

Invisíveis

A Samsung, por sua vez, chega à feira com telas sensíveis ao toque e quase transparentes. A empresa é pioneira no desenvolvimento de telas de LCD praticamente invisíveis. Recentemente, em seu blog Samsung Tomorrow, revelou alguns detalhes sobre essa tecnologia. Uma das grande diferença das telas transparentes é que elas podem aproveitar a iluminação externa (do sol, por exemplo) para promover a reprodução de conteúdos. Assim, dispositivos dotados dessa tecnologia podem poupar até 90% de energia em relação aos equipamentos tradicionais. Segundo a fabricante, a aplicação da tecnologia é ilimitada, porém sua grande utilidade será na dotação de produtos com recursos interativos. O modelo com tela transparente que a Samsung deve demonstrar na CES é o LTI460AP01 Transparent LCD.

Como atualmente o tema do tridimensional também é destaque obrigatório em eventos tecnológicos, a empresa Stream TV Networks, em comunicado oficial, disse que vai apresentar uma nova tecnologia 3D: um novo sistema que dispensa a utilização de óculos especiais. Trata-se de um conversor automático que modifica conteúdos 2D em 3D diretamente na tela autoestereoscópica. Nada de novo aí? Pois bem, a novidade é que o sistema, chamado Ultra-D, carrega ainda outro recurso inédito: a conversão de 3D para 3D. Ou seja, a tecnologia pode ser utilizada para converter conteúdo 3D comum (no qual é necessário o uso de óculos) para o formato que dispensa os óculos. A Stream TV Networks ressaltou que Blu-rays players, DVDs e videogames também poderão utilizar a tecnologia.

Telas finas e leves
OLED, ou diodo orgânico emissor de luz (ou ainda fotoemissor), é uma tecnologia criada pela Kodak que permite telas planas muito mais finas e leves do que as atuais LCD. A idéia é usar diodos orgânicos compostos por moléculas de carbono, que emitem luz ao receber uma carga elétrica. A vantagem é que, ao contrário dos diodos tradicionais, essas moléculas podem ser diretamente aplicadas sobre a superfície da tela, usando um método de impressão. Acrescentados os filamentos metálicos que conduzem os impulsos elétricos a cada célula, está pronta uma tela a um custo que pode ser bem mais acessível. Uma das principais características da tela orgânica é que ela tem luz própria. Assim, não necessita de luz de fundo ou lateral (backlight ou sidelight) e ocupa menos espaço.

A evolução das TVs inteligentes, que já foi destaque na CES de 2011, deverá mais uma vez atrair a atenção dos mais de 140 mil visitantes esperados para este ano
A evolução das TVs inteligentes, que já foi destaque na CES de 2011, deverá mais uma vez atrair a atenção dos mais de 140 mil visitantes esperados para este ano
Despedida da Microsoft

A empresa criada por Bill Gates anunciou que esta será sua última participação na CES. A justificativa é de que o lançamento de seus produtos não coincide com a data da feira. De acordo com postagem no seu blog, a Microsoft deve apenas aparecer de forma discreta nas próximas feiras, sem estandes próprios. Ainda de acordo com o comunicado, a participação dela na CES 2012 se concentrará em informações sobre o Windows Phone e o Xbox. É possível que o presidente Steve Ballmer compareça para compartilhar um pouco o atual momento da criadora do Windows. Há a expectativa ainda de que a empresa anuncie a versão beta do novo Windows 8, que será produzido para rodar em desktops, notebooks e tablets. Há rumores de que o sistema poderá ser lançado também para smartphones.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)