(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

A febre do 501

De rapazes para namorar a louças para lavar, listas sobre temas variados viram moda entre blogueiros brasileiros


postado em 29/12/2011 10:19

(foto: Tumblr/Reprodução da internet-26/12/11)
(foto: Tumblr/Reprodução da internet-26/12/11)
Pode não ser o tumblr (microblog para posts curtos) mais bonito da cidade, mas o fenômeno do “501 caras” foi bem parecido com o hit Oração, da banda curitibana que alcançou milhões de visualizações na rede (https://migre.me/7jeN6) em apenas uma semana. O ator Selton Mello foi o primeiro da lista dos caras para se pegar antes de morrer (501caras.tumblr.com), espaço virtual criado no início de novembro pelas “jornalistas e amigas” Débora Lopes e Paula Vidal, que assim se definem.

O tumblr nasceu, despretensiosamente, de uma conversa da dupla sobre homens preferidos, o que levou à criação de uma lista do tipo “livros e filmes que não se pode deixar de ler ou ver”. A lista foi para a internet e, em três dias no ar, teve cerca de 5 mil compartilhamentos no Facebook. Diante do sucesso, as meninas resolveram criar uma fan page para o blog, que já tem 8 mil “curtir” e também um perfil no Twitter. Por dia, são centenas de sugestões de nomes que poderiam integrar o time de galãs.  

O sucesso da fórmula pode estar associado à criatividade das pequenas descrições logo abaixo de cada foto. As jornalistas explicam o motivo de o fulano estar no tumblr e escrevem uma “bio” (minibiografia) do escolhido. Sobre James Franco, ator do filme 127 horas, está escrito “Um braço a mais, um a menos. Quem liga?”. O filme conta a história real de um aventureiro que, para sobreviver, teve que cortar o braço durante uma escalada. “Por que você acha que sua mãe assiste House?”, questionam Débora e Paula ao listar Hugh Laurie, protagonista do famoso seriado. Débora e Paula também semeiam a discórdia ao postar nomes que não são óbvios. Basta dizer que  Selton Mello foi o primeiro e definido como “consenso nacional”.  

(foto: Tumblr/Reprodução da internet-26/12/11)
(foto: Tumblr/Reprodução da internet-26/12/11)
Dos livros para a web

Se a usual contagem começou com “1001 filmes e discos para antes de morrer”, o número foi reduzido para se adequar à efemeridade da internet. O “501 caras” lançou a modinha no universo dos tumblrs brasileiros. Depois da geração que ironizava temas como as excentricidades do cantor Felipe Dylon e tirinhas de Maurício Ricardo, e “Fica vai ter …”, pipocaram blogs listando as mais variadas e divertidas (in) utilidades.

Em resposta direta à criação das jornalistas, foi criado o “501 caras para não pegar nem morta”. O 42º nessa lista é Mark Zuckerberg. Segundo o tumblr, além dele usar sempre o mesmo moleton, “tem informação de tudo, de todo mundo”. E com o trauma do fim da relação, o criador do Facebook poderia montar outra empresa bilionária e não incluir a pretendida na participação dos lucros, avisa o site. Políticos brasileiros acusados de corrupção e jogadores de futebol envolvidos em polêmicas, como a mais recente do Adriano, são figuras fáceis de encontrar na página virtual. O tumblr se define como utilidade pública.

Além das listas de homens e mulheres queridinhos, como “501 ruivas, publicitárias e japinhas” (assim, no diminutivo mesmo), surgiram as versões mais engraçadas. O “501 louças para lavar” (501loucaspralavar.tumblr.com/) é um exemplo. Internautas se dão o trabalho de tirar fotos de suas pias lotadas de vasilhas sujas e enviam para o moderador. Ou mesmo o “501 lotes para carpir”(501lotesparacarpir.tumblr.com/), que traz uma galeria de fotos de matagais tomando conta de terrenos.

Tem também a turma cultural: músicas épicas, pagodes e bregas já ganharam a rede. Tudo com o objetivo de chegar no bendito número. O mais sincero deles, porém, é o “501 Tumblrs que não vão chegar a 501 posts” (501qnaovaochegara501.tumblr.com/). No site reúne-se toda essa leva de criações e argumenta-se porque nenhum deles vai seguir até alcançar a meta. Apesar de ser o estraga-prazer da turma virtual, por meio dele você pode descobrir quais listas já foram criadas e acompanhar as do seu interesse. Quem sabe você também não se anima a criar uma?


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)