(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Corel lança versão do VideoStudio


postado em 29/12/2011 09:59

O VideoStudio traz interface mais limpa e edição fácil para iniciantes(foto: Corel/Divulgação)
O VideoStudio traz interface mais limpa e edição fácil para iniciantes (foto: Corel/Divulgação)

Com o aumento das vendas de câmeras fotográficas – só no primeiro semestre foram 5 milhões de unidades no Brasil, segundo a consultoria GfK Retail – e de smartphones, cresce também a quantidade de fotos e vídeos feitos por esses aparelhos. Apenas no YouTube são enviadas 45 horas de vídeo a cada minuto. O serviço recebeu em um mês mais arquivos de vídeo do que os produzidos pelas três principais emissoras dos Estados Unidos em 60 anos.

Diante de um mercado ávido pela imagem, as empresas investem em soluções simples, que facilitam a vida e possibilitam a produção de vídeos como profissionais. O novo VideoStudio Pro X4 cumpre bem a tarefa. O software conta com uma interface simples e aprimorada que acelera o tempo de criação dos filmes. A criatividade também pode ser explorada com novas funções, como a criação de animações em stop-motion – com a possibilidade de ajustar tempo de captura e exposição –, a edição de clipes em alta definição e a transformação dos arquivos de 2D para 3D.

A principal mudança, no entanto, deve agradar àqueles que estão cansados de tanto esperar a finalização de um vídeo. O programa ganhou uma otimização para processadores Intel Core e AMD Fusion da segunda geração, o que permite que até mesmo os vídeos em HD sejam processados, pelo menos, duas vezes mais rápido em comparação à versão anterior. “A preocupação da Corel é trabalhar com a aceleração de hardware. Hoje, como esses sistemas estão ficando melhores, adaptamos o programa para funcionar com processadores mais rápidos, evitando que o usuário fique frustrado com a demora”, explica Fernando Pinto, gerente de produtos da Corel Brasil.

O compartilhamento com as principais redes sociais também ganhou um upgrade. Com alguns cliques é possível colocar o vídeo no YouTube, no Vimeo, no Facebook e no Flickr em formatos SD e HD. Para os que estão começando na edição, mas já não aguentam as limitações dos editores gratuitos, o VideoStudio Pro X4 traz vídeos de treinamento e ainda apresenta dicas para atualizar o produto e baixar complementos e pacotes de mídia.

*O software já está disponível nas principais lojas do varejo em português por R$ 239.

Três perguntas para Fernando Pinto, Gerente de produtos da Corel Brasil

Como convencer as pessoas de que um software pago é melhor que um gratuito, se os dois apresentam as mesmas funcionalidades?
Um dos atrativos que fazemos questão que o usuário teste por 30 dias gratuitamente é a aceleração de hardware. No passado, era preciso uma ilha de edição para que tudo ficasse pronto mais rápido. Hoje, o software já está adaptado para as necessidades do usuário. Além disso, temos algumas ferramentas-chaves, como a animação em stop-motion. Tudo isso traz um diferencial em relação aos softwares gratuitos.

Como funciona o sistema 3D do programa?
Como hoje não temos muitos monitores e computadores que conseguem a frequência de 120Hz e o hardware adequado para o 3D digital, como nos cinemas, optamos pelo sistema anaglifo, aquele com óculos azuis e vermelhos. É um sistema que está sendo bastante utilizado no YouTube, por exemplo, e a partir do próprio software é possível exportá-lo nesse formato, inclusive, para a nova área do Facebook, a 3D. Para o ano que vem devemos ter algo das três dimensões com óculos polarizados já definidos.

Já que o software ficou mais rápido e mais leve, a Corel pensa em alguma solução de edição de vídeo para a nuvem?
Ainda não podemos abrir nenhuma informação desse tipo para esse mercado, pois ainda não há datas definidas. O que temos são algumas integrações via nuvem. Há, por exemplo, a ferramenta Smart package, que compacta os arquivos do projeto de vídeo no Winzip e os transfere para a nuvem. Esse processo ainda está sendo trabalhado e daqui a quatro meses devemos ter algo concreto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)