(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Tudo novo de novo

Nova versão do Twitter organiza melhor as informações e oferece recursos que facilitam interação


postado em 15/12/2011 11:20 / atualizado em 15/12/2011 11:24

O Facebook mudou, os serviços do Google também, e o Twitter, claro, não ia ficar para trás na onda de atualizações, afinal, 2012 vem aí e é preciso estreá-lo com novidades. O microblog apresentou na última semana como será seu novo leiaute, que integra as versões web e mobile. "Para você ter uma experiência familiar a qualquer momento, de qualquer lugar", definiu a empresa em uma postagem no seu blog oficial.

Além das informações estarem mais organizadas, surgiram novos recursos. Na aba @Conectar estão reunidas todas as interações em relação ao usuário: menções, novos seguidores, retuítes, quem marcou seus tuítes como favoritos ou o adicionou a uma lista. Esse espaço também pode ser utilizado para fazer busca de perfis. Em #Descobrir, o site apresenta conteúdo multimídia de acordo com trending topics, tudo separado por hashtag e geolocalização.

Início é como a timeline foi renomeada. Em Conta fica o perfil do usuário com o número de seguidores, seguidos e tuítes, além de mensagens diretas, rascunhos, listas e buscas salvas. Para tuitar, basta clicar no ícone (muito conveniente) de uma pena no canto superior direito da tela. Você pode acrescentar sua localização, imagens de arquivo ou tirar uma foto na hora.

Lucas Bernard, analista de mídias sociais, aprovou a aba #Descobrir, que rastreia conteúdo relacionado a cada trending topic(foto: Juliana Machado/Arquivo Pessoal)
Lucas Bernard, analista de mídias sociais, aprovou a aba #Descobrir, que rastreia conteúdo relacionado a cada trending topic (foto: Juliana Machado/Arquivo Pessoal)
A novidade despertou ansiedade e a ira de muitos usuários que não tinham se acostumado nem mesmo com as alterações anteriores. Um burburinho de comentários na rede social chegou a levantar que o Twitter passaria a ter a funcionalidade de visitantes recentes, a exemplo do Orkut. Esse recurso, para o bem geral dos usuários, não foi criado.

Lucas Bernard, 24 anos, analista de mídias sociais, já tem acesso à nova versão do Twitter tanto no seu smartphone quanto no computador. As mudanças foram positivas, na opinião dele. “No PC ele agora está mais parecido com o aplicativo de celular, demonstra essa vocação da rede social para plataformas móveis”, descreve Bernard. Entre as novidades, a que ele mais gostou foi a aba #Descobrir, que rastreia notícias e imagens relacionadas a cada trending Topic. “Sou bem receptivo às mudanças sempre. Procuro ver que a ferramenta está evoluindo”, considera o analista.

Os usuários terão acesso à novidade gradativamente. Os aplicativos para iPhone e Android já podem ser atualizados para a nova versão. A novidade virá em seguida para iPads. O TweetDeck já tem o novo design.

A nova versão ganhou o apelido de Let’s Fly (Vamos voar) e comentários com a hashtag #letsfly. Para sugerir melhorias mande mensagens para @feedback usando a hashtag #newlook (novo visual). Acesse fly.twitter.com para saber mais sobre as novidades do microblog.

No Tweet n%u2019 Drive, visitantes tentaram tuitar enquanto dirigiam. A lição no volante foi que a tarefa é não só impossível quanto perigosa(foto: The Agency/Divulgação)
No Tweet n%u2019 Drive, visitantes tentaram tuitar enquanto dirigiam. A lição no volante foi que a tarefa é não só impossível quanto perigosa (foto: The Agency/Divulgação)
Se dirigir, não tuíte
Que direção e celular não combinam, muitos já sabiam. Mas, nos últimos tempos, a preocupação dos órgãos públicos deixou de ser somente com o perigo da distração das ligações enquanto as pessoas dirigem. Mensagens de texto, chats e agora aplicativos e rede sociais são os grandes vilões dos acidentes de trânsito. De acordo com pesquisas da Universidade do Alabama (UAB), divulgadas em junho desse ano, mais de um terço dos 100 universitários dos Estados Unidos entrevistados admitiram usar o aparelho atrás do volante. Com a atual popularização dos smartphones no Brasil, os motivos para dispersar a atenção dos motoristas são inúmeros, e o Twitter é, com certeza, um deles.

Buscando levar à conscientização desse risco, foi realizada na Bienal do Automóvel em Belo Horizonte, entre os dias 7 e 11, a ação Tweet n’ Drive. A proposta, promovida pela The Agency,  desafiava os visitantes do evento a digitar um texto no aparelho móvel enquanto guiavam um carro virtual. Cerca de 600 pessoas utilizaram o simulador e perceberam, de forma interativa, que é impossível tuitar e manter o controle do carro.

Além de participar do teste e conferir os resultados, os participantes foram convidados a divulgar a campanha por meio da hashtag #tweetndrive. Dessa vez, as postagens foram feitas longe do volante.
www.tweetndrive.com.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)