(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Alta performance

Plataforma in-memory faz análises de negócios em tempo real usando amplo volume de dados e agilizando decisões


postado em 24/11/2011 10:35

"Com o Hana, o empresário pode pesquisar, em tempo real, grandes volumes de dados de diferentes fontes, em velocidades e volumes nunca antes imaginados" - Marcelo Kausher, vice-presidente do Centro de Inovação de Negócios SAP América Latina e Caribe (foto: Silas Scalioni/EM/D. A Press)
Madri – Computação in-memory e em nuvem e aplicações de mobilidade são os caminhos do momento apontados por uma das mais importantes empresas mundiais em soluções para negócios, a SAP, que acaba de lançar a plataforma Hana, de High-Performance Analytic Appliance. Segundo a SAP, a plataforma vai revolucionar a forma como o usuário pensa, trabalha e interage. A empresa alemã fez semana passada, em Madri (Espanha), evento técnico para mostrar ao mundo inovações desenvolvidas nos últimos anos que vão permitir aos clientes serem mais produtivos e liberar recursos para o desenvolvimento de suas próprias inovações. Mais de 8 mil pessoas, entre profissionais e clientes de soluções SAP, compareceram ao SAPPhire Now (voltada para clientes) e o SAP TechEd (encontros técnicos e educativos), também acompanhados ao vivo pela internet por quase 100 mil pessoas.

“Hana é uma solução flexível in-memory, para múltiplos propósitos, é operacional com qualquer fonte de dados e combina os componentes de software da SAP otimizados em hardwares fornecidos por nossos principais parceiros. Encaixa-se no conceito memory computing, aproveitando a elevada capacidade de memória que temos hoje a preços baixos e as incríveis velocidades de processamento que se consegue atingir”, explica Marcelo Kauchen, vice-presidente sênior do Centro de Inovação de Negócios SAP América Latina e Caribe.

Na prática, segundo Marcelo Kauchen, a solução Hana vai permitir às empresas examinar e analisar instantaneamente todos seus dados analíticos e transacionais no momento em que ocorrem, a partir de qualquer fonte de dados. “Esses dados são capturados in- memory à medida que são gerados, e as informações analíticas são visualizadas à velocidade do pensamento”, afirma.

O sistema possibilita analisar todos os dados disponíveis e reagir com agilidade às condições de negócios, que mudam constantemente. “A solução permite tomar melhores decisões quase instantaneamente e ter acesso imediato às informações relevantes com muito menos dependência da área de TI”, afirma. Assim, diz Kauchen, a empresa obtém uma abordagem flexível, economicamente eficaz e em tempo real para administrar grandes volumes de dados, permitindo reduzir drasticamente custos com hardware e de manutenção.

Padrões abertos
O Hana fornece acesso direto a dados operacionais sem afetar o desempenho de outros softwares ERP (de gestão empresarial) da SAP ou de outros fornecedores, como também de sistemas operacionais. “Os usuários podem sincronizar tabelas de transações-chave praticamente em tempo real e disponibilizar o acesso a elas para buscas e análises. Quando os dados estão disponíveis in-memory, os departamentos podem procurar itens por linhas individuais instantaneamente a partir de listas massivas de dados, como documentos contábeis, vendas ou solicitações de serviços, sem qualquer impacto no sistema operacional.”

A nova solução SAP passou por vários testes antes de ser liberada pela empresa para seu lançamento oficial. Numa das medições, o software processou com extrema facilidade 10 mil consultas por hora em um universo de 1,3 terabytes de dados a serem pesquisados, retornando com os resultados em questão de segundos. Confira no endereço https://www.sap.com/brazil/about/campaigns/2011_08_HANA/tech-proof/index.epx.

Supermemória, supervelocidade
Você pode analisar toda a dinâmica de um negócio e explorar imensos volumes de dados à medida que os eventos se desenrolam. Pode se imaginar dentro de uma grande biblioteca, participando de um jogo para desvendar enigmas no qual alguém lhe apresenta milhares de perguntas aleatórias. Buscar uma por uma as respostas nos livros é impossível. Suponha agora que pudesse ter o conteúdo de todos esses livros em sua cabeça. É isso que é computação in-memory: uma incrível capacidade de armazenar, cruzar e obter dados a velocidades parecidas à do pensamento. A competitividade é uma das maiores vantagens desse processo.

Como ter
Para informações, demonstrações, desenvolvimento de projetos, a solução Hana e outros serviços, acesse: https://www.sap.com/brazil/index.epx e/ou https://www.sap.com/brazil/index.epx?kNtBzmUK9zU=1


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)