(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

UFMG lança o Portal Brasileiro de Ciência e Tecnologia


postado em 03/06/2011 17:44

(foto: Reprodução www.pbct.inweb.org.br)
(foto: Reprodução www.pbct.inweb.org.br)
Foi apresentado nesta sexta-feira, em Brasília, o Portal Brasileiro de Ciência e Tecnologia, que pretende produzir e gerenciar um mapa da produção científica do país a partir de dados individuais dos pesquisadores que integram as equipes dos atuais Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e que se encontram disponíveis de forma dispersa em fontes da web, particularmente a Plataforma Lattes do CNPq. O projeto vai gerar diferentes visões da produção científica de cada grupo, a partir das quais pretende-se analisar como as diversas áreas da ciência e do conhecimento se organizam no país, como ocorrem as colaborações entre pesquisadores e as interações multidisciplinares.

O site é parte do projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb), coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais.

O professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) Alberto Laender é o coordenador do portal, que agrega informações de 123 Institutos de Ciência e Tecnologia (INCTs), 4.676 pesquisadores e 288.867 publicações científicas.

O endereço do portal é www.pbct.inweb.org.br/pbct.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)