(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministério Público Federal pede absolvição de Lula e suspensão de benefícios a Delcídio Amaral

Ação penal foi aberta para investigar se ex-presidente tentou comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.


postado em 01/09/2017 17:09 / atualizado em 01/09/2017 18:56

(foto: Roberto Parizzoti)
(foto: Roberto Parizzoti)
O Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) pediu nesta sexta-feira a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso de suposta tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

A procuradoria pediu também a absolvição do banqueiro André Esteves, dono do BTG. A Procuradoria também recomenda a perda dos benefícios da delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS). Os investigadores concluíram que não há provas de que eles participaram do esquema criminoso.

De acordo com os investigadores, o ex-senador mentiu sobre fatos que levaram à abertura de ação penal contra sete pessoas. Para o MPF, devem ser condenados o advogado Edson Ribeiro, que defendia Cerveró, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho Maurício, além de Diogo Ferreira, antigo assessor de Delcídio.

Em sua versão, Delcídio afirmou que todo o dinheiro foi dado por José Carlos Bumlai, por intermédio do filho, Maurício Bumlai, e que ele apenas encaminhou a entrega das cinco parcelas de R$ 50 mil ao ex-diretor da Petrobras a pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A afirmação é contestada e desmentida em vários depoimentos colhidos durante a instrução processual. José Carlos e Maurício - ambos denunciados - confessaram ter entregue R$ 100 mil a interlocutores de Delcídio, sustentando que tratava-se de "empréstimo" a este.

Além disso, uma testemunha afirmou ter feito empréstimo pessoal ao senador dos recursos utilizados para o pagamento da quarta parcela.

Para o MPF, Delcídio também mentiu sobre a quinta entrega de valores, ao afirmar que teria sido feita por Diogo Rodriguez com recursos da família Bumlai. A entrega foi feita pelo próprio Delcídio. Já a origem do dinheiro não foi comprovada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)