(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Políticos e empresários mineiros protestam contra leilão das usinas da Cemig

Manifestação na Usina de Miranda será realizada nesta tarde


postado em 18/08/2017 13:34 / atualizado em 18/08/2017 13:43

Indianopolis - O governo do estado faz daqui a pouco um ato contra a vendas das usinas de São Simão, Jaguara, Miranda e Volta Redonda, cujo leilão está marcado para o dia 27 de setembro. O protesto vai acontecer na Usina de Miranda, em Indianópolis, a 45 km de Uberlãndia, e vai contar com a presença do goverinador Fernando Pimentel, do presidente da Fiemg, Olavo Machado, de integrantes da bancada federal e estadual e também de representantes dos movimentos sociais.

O estado contesta na Justiça a decisão do governo federal de pôr a venda essas usinas, cuja concessão pertencia a Cemig, responsável pela construção e operação de todas as três. Segundo o governo mineiro, houve quebra de contrato por parte da União, já que o contrato de concessão previa a renovação da concessão por mais vinte anos, depois de vencidas as duas primeiras décadas de operação.

O governo federal pretende obter cerca de R$ 11 bilhões com essa venda, recursos que serão usados para cobrir o rombo das contas públicas. O Estado alega que, além da quebra de contrato, o leilão vai trazer prejuízos para o consumidor mineiro pois, pelas regras do leilão, as distribuidoras da Cemig serão obrigadas a contratar 70% da energia gerada por essas usinas, cujo preço é tabelado por valores mais baixos do que os praticados pelo mercado livre.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)