(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vereadora de Santa Luzia e o marido são presos por envolvimento em fraudes

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, os desvios de recursos teriam causado prejuízos de R$ 300 mil aos cofres públicos


postado em 07/08/2017 19:44 / atualizado em 07/08/2017 20:51

A Câmara Municipal de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi alvo nesta segunda-feira de mais uma operação contra irregularidades que tem vereadores da cidade como suspeitos. Desta vez, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) afirma que a vereadora Emília Alves da Cruz (PSB) é chefe de esquema de desvio de recursos públicos, em benefício de uma organização não governamental (ONG). A estimativa é de que o prejuízo aos cofres públicos seja de R$ 300 mil.

A parlamentar e o marido dela, Wanderson Alves da Cruz, foram presos em casa na manhã de hoje em ação da Operação Batismo de Fogo. Dois servidores da Casa também foram detidos. Foram cumpridos ainda cinco mandados de condução coercitiva e seis de busca e apreensão, decretados pela Vara Criminal da Comarca de Santa Luzia.

A vereadora, o marido e os servidores são acusados dos crimes de associação criminosa, peculato, falsidade de ideológica e uso de documento falso. Emília foi levada para Belo Horizonte e os outros três, apontados também como líderes do esquema criminoso, foram encaminhados para o presídio de Santa Luzia, onde somente homens são admitidos.

Ainda de acordo com o MP, a vereadora e o marido intermediaram a contratação de servidores que seriam lotados na Câmara, mas, na verdade, prestavam serviço à ONG . "O trabalho deles era em prol de interesses privados da vereadora, desempenhando papel de cabos eleitorais durante o ano eleitoral de 2016, bem como, desde o segundo semestre de 2014,  atividades de assistencialismo", diz o Ministério Público.

Mandados de busca foram cumpridos na Câmara, onde foram recolhidos folhas de ponto, prestação de contas de verbas de gabinete e outros documentos. Foram apreendidos ainda telefones celulares, computadores e equipamentos de armazenamento de mídias, que serão encaminhados para perícia na Central de Apoio Técnico (Ceat) do MP, em Belo Horizonte.

Em nota, a Câmara Municipal de Santa Luzia informou que apenas atendeu ao MP e que o processo corre em segredo de Justiça. O processo tramita na 2ª Vara de Justiça da cidade.

A reportagem tentou contato com a defesa da vereadora, mas não conseguiu.

Outros casos


Em julho do ano passado, outros quatro parlamentares foram presos em Santa Luzia acusados de fraude em licitações do serviço de coleta de lixo na cidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)