(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Sou viado com orgulho', diz deputado Jean Wyllys na tribuna da Câmara

Segundo o parlamentar, a Câmara dos Deputados sofre de homofobia institucional e deu mais um exemplo disso no dia do orgulho LGBT


postado em 29/06/2017 13:23 / atualizado em 29/06/2017 13:31


No dia do orgulho LGBY, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para dizer que tem orgulho de ser “viado”. A fala nessa quarta-feira foi uma resposta a mais um ataque homofóbico que o parlamentar conta ter sofrido na Casa, no dia em que se afirma a diversidade sexual e os direitos da população gay.

“No dia do orgulho LGBT eu quero dizer a todos que acham que vão me insultar me chamando de viado nessa Casa porque se incomodam com a minha presença aqui, porque não estão habituados a ver um homossexual num espaço de poder e como autoridade da República que eu, sim, tenho orgulho de ser viado”, afirmou.

No pronunciamento, Jean Wyllys afirmou que durante uma discussão na comissão de Seguridade Social desta quarta-feira (28) um colega parlamentar lhe chamou de viado com a intenção de ofendê-lo. “No dia do Orgulho LGBT, essa casa deu mais uma prova de sua homofobia institucional. Quando eu rebati os argumentos de um deputado que expressava uma ignorância crassa acerca de identidade de gênero e da orientação sexual, esse deputado levantou-se na minha direção, como se viesse me agredir, e me xingou de viado. Ele usou esse termo. Ele achou que estava me insultando. E eu respondi pra ele: eu sou viado com orgulho”, disse.

Na reunião, ele e a deputada Érika Kokay (PT-DF) aprovaram moção de apoio aos esforços da Organização Mundial de Saúde para despatologizar a transexualidade, a identidade de gênero transexual, de transgêneros e transexuais.

Wyllys recebeu apoio de vários internautas em sua página no Facebook e, quando cobrado sobre o nome de quem o insultou, disse que não diria para não dar holofotes ao deputado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)