(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Edson Fachin vota a favor da homologação das delações premiadas por um só juiz

Voto foi dado em questão de ordem que discute se a decisão sobre os acordos de colaboração deve caber ao plenário ou apenas ao relator


postado em 21/06/2017 16:28 / atualizado em 21/06/2017 16:30

Autor da questão de ordem que trata da homologação monocrática de delações premiadas, o ministro Edson Fachin afirmou nesta quarta-feira que o ato trata apenas da validade jurídica do acordo, e a veracidade será analisada apenas no julgamento, com a sentença.


Ao apresentar sua defesa, o ministro usou trecho de decisão anterior do colega Dias Toffoli, que argumentou que a homologação de uma delação premiada não pode apresentar juízo de valor sobre o conteúdo das informações.

Fachin lembrou ainda que um colaborador é um “delituoso confesso” e não se pode atestar a veracidade da delação a partir apenas do depoimento. Até porque uma sentença condenatória não é tomada com base apenas em uma delação.

“Não se verifica qualquer óbice à verificação de possível acordo de forma monocrática”, afirmou Fachin, ao ler decisões anteriores do próprio STF.

Ao citar o regimento interno do STF, Fachin ainda ressaltou que a norma diz que entre as atribuições de um relator está a liberação da instauração de um inquérito.

“A instauração do inquérito está na fase investigatória, onde estão as colaborações premiadas”, argumentou o ministro. “A colaboração é um meio, e não um fim em si”, continuou.

Cabe ao colegiado do STF, portanto, avaliar o cumprimento dos termos e eficácia do acordo.

Depois do voto de Fachin, a presidente Cármen Lúcia suspendeu a reunião plenária por 30 minutos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)