(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temer coloca Torquato Jardim na Justiça e Serraglio no Ministério da Transparência

Decisão evita que deputado Rodrigo Rocha Loures, citado juntamente com Temer na delação da JBS, perca o foro privilegiado


postado em 28/05/2017 14:26 / atualizado em 28/05/2017 17:23

Torquato Jardim assume a pasta (foto: Wikipedia Commons)
Torquato Jardim assume a pasta (foto: Wikipedia Commons)
O presidente Michel temer decidiu, neste domingo, nomear Torquato Jardim para o Ministério da Justiça. Atualmente, ele chefiava a pasta da Transparência. Torquato assume a cadeira de Osmar Serraglio, que vai para o lugar de Jardim. A decisão ocorre um dia depois de Temer ter se reunido, ao longo de todo o sábado, com ministros e também o ex-presidente José Sarney.


O troca-troca no governo e manutenção de Serraglio no primeiro escalão evita que Serraglio volte a assumir sua cadeira na Câmara de Deputados. Se não permanecesse no governo, Serraglio tiraria Rodrigo Rocha Loures da Câmara dos Deputados e, com isso, ele perderia o foro privilegiado. Loures ocupa cadeira como suplente de Serraglio, e foi recentemente citado na delação da JBS como intermediáio do presidente Temer para recebimento de propina. Rocha Loures foi flagrado recebendo uma mala com R$ 500 mil, dinheiro já devolvido às autoridades.

Loures passaria a responder pelas acusações no tribunal de primeira instância, e não mais no Supremo Tribunal Federal (STF). Rocha Loures, que é um dos nomes mais próximos ao presidente Michel Temer, teve a prisão pedida pela Procuradoria-Geral da República.O ministro Edson Fachin, do STF, negou a prisão do peemedebista, mas decretou seu afastamento do mandato. Loures acenou a possibilidade de uma delação premiada, o que poderia nâo ser interesssante para o governo.

A imagem do ministro da Justiça Osmar Serraglio estava desgastada. Na semana passada, ele omitiu de sua agenda um encontro com o ministro do STF, Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato. Depois da reunião, ele admitiu ter conversado com Fachin, mas negou ter tratado da delação premiada dos executivos o Grupo J&F durante a audiência.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça, Serraglio esteve com Fachin, relator da Lava Jato na Corte, para "tranquilizá-lo" de que o corte no orçamento da Polícia Federal não irá afetar o funcionamento da operação.

Nota à imprensa

O Presidente da República decidiu, na tarde de hoje, nomear para o Ministério da Justiça e Segurança Pública o Professor Torquato Jardim. Ao anunciar o nome do novo Ministro, o Presidente Michel Temer agradece o empenho e o trabalho realizado pelo Deputado Osmar Serraglio à frente do Ministério, com cuja colaboração tenciona contar a partir de agora em outras atividades em favor do Brasil. Secom/PR


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)