(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jean Wyllys escapa de suspensão por cuspir em Bolsonaro. Conselho abranda pena e aprova advertência

Placar foi de 9 votos contra afastamento e de 4 a favor. Como punição alternativa, parlamentar será advertido por escrito, com mensagem lida em plenário


postado em 05/04/2017 17:01 / atualizado em 05/04/2017 20:27

(foto: Gabriela Korossy/Camara dos Deputados)
(foto: Gabriela Korossy/Camara dos Deputados)

O relatório da Comissão de Ética da Câmara que pedia a suspensão do mandato do deputado  Jean Wyllys (PSOL-RJ), por cuspir no colega de plenário Jair Bolsonaro (PSC-RJ),  foi derrotado na sessão desta quarta-feira, por 9 a 4. O relator Ricardo Izar (PP-SP) recomendava que a pena contra Wyllys fosse de quatro meses de afastamento. O colegiado, no entanto, optou por parecer alternativo com uma punição mais branda – uma advertência por escrito, que será lida no plenário.

A confusão entre os dois deputados ocorreu no dia da votação sobre a admissibilidade do processo de impeachment contra a então presidente Dilma Rousseff (PT), em abril do ano passado. Wyllys alega que reagiu a ofensas homofóbicas, as quais Bolsonaro nega. No relatório, Izar reconhece que Wyllys foi provocado, mas afirma que a atitude dele, ao revidar, possui “natureza injuriosa” e é incompatível com o decoro parlamentar.

O processo, proposto pela Mesa Diretora da Câmara, pedia punição inicial de seis meses.

Pela internet, Jean Wyllys comemorou ter se livrado do afastamento. “Vencemos!”, postou no twitter. Em outra postagem, ele agradeceu a mobilização popular. “Com a força da mobilização social, nosso mandato segue firme na luta em defesa dos direitos humanos e das liberdades individuais.”

Os conselheiros Júlio Delgado (PSB-MG), Marcos Rogério (DEM-RO) e Leo de Brito (PT-AC) apresentaram sugestões de pena mais branda, para evitar que o processo fosse submetido à análise do plenário. O relator rechaçou os pedidos favoráveis à advertência por escrito e disse que Wyllys quebrou o decoro parlamentar. "Caberia inclusive a cassação do mandato, mas a gente levou em consideração alguns atenuantes, como as provocações sofridas", respondeu Izar, cujo parecer acabou sendo rejeitado pelos colegas.

Delgado, ex-relator do processo de cassação dos ex-deputados André Vagas e José Dirceu, foi escolhido para apresentar o parecer alternativo que sugeriu a censura escrita. O deputado alegou que não houve premeditação do ato e que a cusparada não passou de uma reação de Wyllys diante do comportamento de Bolsonaro. "A censura escrita é justa e adequada", defendeu o parecer de Delgado.

A advertência branda foi aprovada por 13 votos a favor e uma abstenção. Wyllys ainda pode recorrer da decisão junto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), se entender que houve algum vício regimental no processo.

 Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)