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Estado de Minas

Parlamento Jovem estimula educação po­lí­ti­ca em Minas

A 14ª edi­ção do pro­je­to, que começa na segunda-feira, es­te ano terá co­mo te­ma 'Edu­ca­ção po­lí­ti­ca nas es­co­las' e con­tará com a par­ti­ci­pa­ção de 65 câ­ma­ras mu­ni­ci­pais, in­clu­in­do 22 novatas


postado em 25/03/2017 05:59 / atualizado em 25/03/2017 07:47

Es­ti­mu­lar a for­ma­ção po­lí­ti­ca e ci­da­dã de es­tu­dan­tes dos en­si­nos mé­dio e su­pe­ri­or é o ob­je­ti­vo do Par­la­men­to Jo­vem de Mi­nas (PJ Mi­nas), que se­rá aber­to na se­gun­da-fei­ra, no sa­lão no­bre da As­sem­bleia Legislativa. Se­rá a 14ª edi­ção do pro­je­to, que es­te ano tem co­mo te­ma “Edu­ca­ção po­lí­ti­ca nas es­co­las” e con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de 65 câ­ma­ras mu­ni­ci­pais, in­clu­in­do 22 novatas. Se­gun­do a as­ses­so­ria do Le­gis­la­ti­vo mi­nei­ro, du­ran­te o even­to, se­rá apre­sen­ta­do aos par­ti­ci­pan­tes o pro­ces­so de tra­ba­lho do pro­je­to, re­a­li­za­do pe­la As­sem­bleia em par­ce­ria com a Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca de Minas. Se­rão ou­vi­dos tam­bém pre­si­den­tes de câ­ma­ras mu­ni­ci­pais do es­ta­do so­bre su­as ex­pec­ta­ti­vas com re­la­ção ao Par­la­men­to Jo­vem de Minas.

“Es­ses mo­men­tos de en­con­tro são im­por­tan­tes fren­te ao de­sa­fio de man­ter­mos uma boa co­mu­ni­ca­ção com os par­cei­ros, já que o pro­je­to cres­ceu mui­to e ado­tou co­mo di­re­triz de tra­ba­lho a co­la­bo­ra­ção em re­de”, afir­mou Mar­ta Pa­rker An­dra­de Oli­vei­ra, da Es­co­la do Le­gis­la­ti­vo da As­sem­bleia e in­te­gran­te da equi­pe de co­or­de­na­ção do Par­la­men­to Jo­vem de Minas.

Co­mo em edi­çõ­es an­te­ri­o­res, as câ­ma­ras mu­ni­ci­pais e es­tu­dan­tes par­ti­ci­pan­tes do pro­je­to se­rão or­ga­ni­za­dos em 12 po­los re­gi­o­nais pa­ra a dis­cus­são do tema. O de­sa­fio es­tá em apon­tar pro­pos­tas re­la­ci­o­na­das ao que en­si­nar e co­mo en­si­nar nas es­co­las pa­ra a edu­ca­ção po­lí­ti­ca do jo­vem, apro­fun­dan­do a re­fle­xão em tor­no de pon­tos co­mo sen­so de jus­ti­ça, so­li­da­ri­e­da­de e res­pei­to à diversidade. Pa­ra ori­en­tar as ati­vi­da­des e o de­ba­te do te­ma ge­ral, a co­or­de­na­ção es­ta­du­al do Par­la­men­to Jo­vem es­ta­be­le­ceu três sub­te­mas: Edu­ca­ção po­lí­ti­ca e cur­rí­cu­lo, In­te­ra­ção en­tre es­co­la e so­ci­e­da­de na for­ma­ção po­lí­ti­ca dos jo­vens, e Edu­ca­ção po­lí­ti­ca pa­ra uma ges­tão de­mo­crá­ti­ca e par­ti­ci­pa­ti­va nas escolas.


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