(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PF diz que intenção da Carne Fraca foi investigar corrupção, não o sistema sanitário

Pressionada, corporação soltou nota conjunta com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)


postado em 21/03/2017 20:40 / atualizado em 21/03/2017 20:49

A Polícia Federal divulgou nesta terça-feira nota em que afirma que o objetivo principal da Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira, não era lançar dúvidas sobre o sistema sanitário, mas apurar irregularidades e a prática de corrupção por agentes públicos.

O texto, assinado conjuntamente pela PF e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vem após a corporação sofrer forte pressão, principalmente, do setor agropecuário e de frigoríficos, que consideram a ação exagerada e desmedida.

“Embora as investigações da Polícia Federal visem apurar irregularidades pontuais identificadas no Sistema de Inspeção Federal (SIF), tais fatos se relacionam diretamente a desvios de conduta profissional praticados por alguns servidores e não representam um mal funcionamento generalizado do sistema de integridade sanitária brasileiro. O Sistema de Inspeção Federal brasileiro já foi auditado por vários países que atestaram sua qualidade. O SIF garante produtos de qualidade ao consumidor brasileiro”, afirmam PF e Mapa na nota.

Desde o fim de semana a repercussão tem causado vários problemas ao país na relação com seus parceiros internacionais. O Brasil é um dos maiores exportadores de carne de boi do mundo e o maior de frango.

Alguns países como a Coreia do Sul e Hong Kong chegaram a suspender a compra da carne brasileira. A Coreia já voltou atrás na medida, mas Honk Kong permanece com o embargo. União Europeia, China, Chile e Suiça também impuseram restrições ao produto brasileiro vindo dos 21 frigoríficos investigados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)