(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coluna do Baptista Chagas de Almeida

Uma igreja escolhida a dedo, bem apropriada para que os nossos políticos façam a devida penitência diante de seus atos


postado em 26/02/2017 12:00 / atualizado em 26/02/2017 08:14

“Mesmo com todos os incentivos e leis já conquistadas a favor da maior participação partidária feminina, as mulheres brasileiras ainda ocupam cerca de 10% dos cargos políticos da Câmara e do Senado – situação que põe o Brasil atrás de países como Arábia Saudita, Iraque e a Índia que, tradicionalmente, renegam os direitos femininos”. Ainda: “dos mais de 190 países listados, o Brasil encontra-se na 116ª colocação quando o assunto é a representatividade feminina na política”.


São dois trechos de autoria da ministra Luciana Lóssio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela foi nomeada pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Os problemas de Dilma na Justiça, melhor deixar para lá.

Antes, como advogada, Luciana Lóssio tem no currículo inúmeras sustentações orais no TSE. Defendeu, por exemplo, José Roberto Arruda (DEM-DF), Rogério Rosso (PMDB-DF) e Roseana Sarney (PMDB-MA), quando eram governadores.

Em pleno domingo de carnaval, melhor deixar a ministra Luciana Lóssio para lá, embora seja importante ressaltar que mais mulheres atuantes na política e no Judiciário certamente dariam um salto de qualidade tanto em nosso Parlamento quanto nos nossos tribunais.

Mesmo que sejam chatas, como a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que atua até em pleno carnaval. Sexta-feira, fez questão de postar, ela própria, vídeo atacando o governo: “ao invés de se preocuparem em criar empregos aqui, estão exportando empregos”.

Então, melhor esperar um novo “tempo de conversão, silêncio, oração, penitência e jejum” para nossos nobres parlamentares. Na verdade, o convite é para os fiéis, para a celebração da Quarta-feira de Cinzas, que terá uma das missas, às 15h, celebrada pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, no Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Uma igreja escolhida a dedo, bem apropriada. Como Nossa Senhora da Piedade é a padroeira de Minas Gerais, melhor rezar para que tenha piedade e faça com que os nossos políticos façam a devida penitência diante de seus atos.

Centenário
Pioneiro ao introduzir no Brasil, nos anos 70, o direito econômico como disciplina obrigatória nos currículos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da UFMG, o centenário do professor emérito Washington Peluso Albino de Souza será celebrado com uma série de eventos acadêmicos. Nascido em 26 de fevereiro em Ubá e falecido, aos 94 anos, em junho de 2011, o professor Washington deixou extenso legado para a ciência jurídica nacional e latino-americana, com títulos como “Primeiras linhas de direito econômico”, estudadas país afora.

Acervo mundial
Entre os patrocinadores e organizadores do cronograma das celebrações está o jurista João Batista de Oliveira. Ex-aluno e profundo admirador de Washington Peluso Albino de Souza, João Batista guarda vários exemplares da obra jurídica, em biblioteca pessoal batizada com o nome do mestre. Vale ressaltar, obras espalhadas em acervos de faculdades de Direito  mundo afora.

“Blackout”
Os sobrenomes falam por si. A Operação Lava-Jato da Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) batizou de “blackout” sua nova fase e prendeu Jorge Luz e seu filho Bruno Luz. “As prisões foram decretadas para garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal, tendo em conta a notícia que os investigados se evadiram recentemente para o exterior, possuindo inclusive dupla nacionalidade.” A explicação do procurador Diogo Castor de Mattos de fato dá luz às investigações.

Se cuida
Na reunião com o presidente Michel Temer (PMDB) sobre o Ministério da Justiça, na semana passada, a bancada mineira na Câmara dos Deputados ofereceu também o nome do vice-procurador de Justiça José Bonifácio Borges de Andrada. Temer, simplesmente, ignorou. Pelo jeito, vai ter que se cuidar daqui pra frente. Não desagradou apenas aos mineiros, mas também ao Ministério Público Federal (MPF). É por lá que passam as ações contra os presidentes da República. Pelo jeito, Temer comprou briga errada.

Em tempo: vale ressaltar que o presidente Michel Temer (PMDB), na reunião com a bancada mineira, inteirinha, não custa ressaltar, prometeu: “Vou pensar”. É, pelo jeito não pensou direito na reação da bancada mineira. Deveria ter pensado melhor.

PINGAFOGO

Vale um registro: já que Nossa Senhora da Piedade é padroeira de Minas Gerais, quem sabe, depois da devida penitência, a bancada mineira não passa a dar o exemplo? A pressão sobre Temer já é um bom começo.

“Turismo deve movimentar R$ 5,8 milhões durante carnaval.” Era o título do site oficial da Presidência da República na sexta-feira. Eu disse site oficial da Presidência da República.

Pois bem, logo no primeiro parágrafo a notícia estava correta. “Segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as atividades turísticas devem movimentar, durante o carnaval cerca de R$ 5,8 bilhões”. Ah, bom!

O último registro é raro, mas emociona. Pablo Júnior Oliveira de Paula, de 16 anos, conseguiu emprego depois de devolver um celular que achou e rejeitou recompensa. A única exigência é que ele volte a estudar.

Ele fará isso. Parou os estudos porque o pai morreu e Pablo teve que trabalhar para ajudar o apertado orçamento familiar.

As escolas de samba deveriam, todas elas, trazer uma faixa (ilustração): “Brasileiros, sigam este exemplo”.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)