(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coluna do Baptista Almeida


postado em 23/02/2017 12:00 / atualizado em 23/02/2017 08:14



Primeiro, a votação. Depois, o comercial


Estavam presentes 68 senadores. O placar da aprovação de Alexandre de Moraes para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi 55 a 13. Diante disso, não dá para resistir sobre os votos contrários, 13 votos contra, o número do PT. E olha que o PT tem 10 senadores, os outros três devem ser de ex-petistas. Aliás, com 68 senadores em plenário, deu PT de novo (no sentido figurado) entre os ausentes. Faltaram 13 para completar o plenário de 81.

“O plenário aprovou por 55 votos a favor e 13 contrários, sem abstenções, a indicação de Alexandre de Moraes para ministro do STF.” É informação do próprio site do Senado. Uai, sem abstenções? E os que não foram votar? Não se abstiveram? Ah! Deixa pra lá.

Se é a principal notícia da semana que antecede o carnaval, que já começou, inclusive em Belo Horizonte, melhor deixar pra lá. Afinal, a Banda Mole, o mais tradicional bloco de BH, reuniu uma multidão no sábado. E foi uma euforia só (tirando os ladrões que também fizeram a festa). O registro necessário é que os nobres senadores, já que estavam por lá, aproveitaram para
ir à tribuna.

A sessão continuou. José Aníbal (PSDB-SP), por exemplo, subiu à tribuna, mas foi para tratar de outro assunto supremo. Para o seu bolso, melhor deixar claro. O discurso era sobre as taxas de juros, ele cobrava uma redução maior das taxas pelo Banco Central (BC).

Mas o tucano, um dos vice-líderes do Bloco Social Democrata, que reúne ainda o DEM e Álvaro Dias (PV-PR), também cobrou redução menor de contribuição para o INSS para os trabalhadores mais pobres, que passam, muitas vezes, sem carteira assinada, embora estejam no batente. É mesmo um problema, melhor dizendo, uma grande injustiça com eles, os mais necessitados. Com a reforma que vem por aí, nem se fala.

Álvaro Dias não foi o único, mas é melhor deixar pra lá, a fila nem tão grande assim, daqueles que gostam de fazer o seu comercial, como Cristovam Buarque, líder do PPS, e, como não poderia deixar de ser, Gleisi Hoffmann (PR), líder do PT.

E outros mais. Ah! E com vários apartes dos senadores que estavam no plenário. Também eles fizeram questão de fazer os seus comerciais.


Fato inédito



Os maiores partidos, como o PMDB, PT e PSDB, têm diretórios partidários em Minas Gerais. As siglas menores contam só com comissão provisória, o que as torna frágeis e à mercê das decisões da executiva nacional, que podem destituir a qualquer momento toda a direção do partido no âmbito estadual. O Partido Verde (PV), presidido pelo deputado Agostinho Patrus Filho  se tornou, ontem, diretório estadual, adquirindo, portanto, mais estabilidade e segurança para implantar o programa partidário no estado e para as suas candidaturas. Aliás, Minas Gerais é o primeiro e único estado a ter um diretório partidário do PV. Mais um ineditismo da política mineira.

E é oficial

“Objetivo do governo é deixar o país inteiramente reformulado.” O título. Em seguida: “Em reunião com parlamentares sobre a reforma da Previdência, presidente da República ressaltou a busca pela melhora da vida dos brasileiros”. É informação oficial da Secretaria de Imprensa, Secretaria Especial de Comunicação Social e Secretaria-Geral da Presidência da República. Agora, buscar melhorar a vida dos brasileiros atrasando o máximo possível a aposentadoria deles? Me poupe!

Saldo positivo

“Êta saudade do governo Aécio Neves.” A frase foi repetida várias vezes pelo deputado estadual João Leite (PSDB), quando seu colega, Bonifácio Mourão, em plenário, fazia um balanço dos governos de Aécio Neves, Antonio Anastasia e Alberto Pinto Coelho com base em dados de instituições graduadas. O constitucionalista Mourão falou do controle da mortalidade infantil e materna no estado, principalmente no Vale do Jequitinhonha, da questão da segurança, saúde, saneamento básico, que beneficiou 1,2 milhão de pessoas. Faltou alguma coisa? Será?

Nem suplente

Onde será que estavam o presidente Eunício Oliveira (PMDB-CE), Cássio Cunha Lima (PSDB- PB) e João Alberto Souza (PMDB-MA), 1º e 2º vices-presidentes? E ainda: José Pimentel (PT-CE), Gladson Cameli (PP-AC), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Zezé Perrella (PMDB-MG), pela ordem, do 1º ao 4º secretários? Tem mais: Eduardo Amorim (PSDB-CE), Sérgio Petecão (PSD-AC), Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Cidinho Santos (PR-MT), os quatro suplentes? É que houve uma coleção de senadores presidindo a sessão de ontem. E nem da Mesa Diretora eles eram.

Mesmo assim...

“Prévia da inflação aponta alta de 0,54% em fevereiro”. Com este título, informa o tal site assumidamente petista, e acrescenta: “A inflação medida pelo IPCA-15 acelerou para 0, 54% em fevereiro, ante avanço de 0,31% em janeiro; mesmo assim, o resultado é o menor para fevereiro desde 2012”. Então, melhor passar para site da grande imprensa: “No entanto, de janeiro para fevereiro, IPCA-15 subiu de 0,31% para 0,54%, puxado pelo grupo de gastos com educação, cuja alta chegou a 5,17%”. Gastos com educação? Melhor trocar para investimentos em educação, que o país tanto precisa.


Pingafogo


. Em tempo: na eleição do ano passado em Contagem, o PSB de Júlio Delgado apoiou a candidatura do tucano Alex de Freitas, hoje prefeito da cidade, com a goleada já citada.

. Foi na sabatina, antes de ter sido aprovado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que Alexandre de Moraes deixou claro que não iria abrir mão de ser revisor da Operação Lava-Jato da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF).

. Então, não dá para resistir. O novo ministro do Supremo deve ser pão-duro que só ele, daqueles que não abrem mão nem para dar “bom-dia”.

. São apenas 40 anos-luz, logo ali, bem pertinho mesmo. É que a Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou que pode haver água em pelo menos três de sete planetas que estão fora do nosso sistema solar.

. Uai, o que tem isso a ver com a política? É que, sendo assim, que tal mandar pra lá os nossos políticos, em especial os corruptos, para fora do sistema eleitoral, ops, solar. Se chover propina, eles vão numa boa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)