(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Abaixo-assinado pede que políticos paguem as próprias passagens aéreas


postado em 22/02/2017 12:52 / atualizado em 22/02/2017 12:58

(foto: Reprodução da internet)
(foto: Reprodução da internet)

Um abaixo-assinado que circula na internet e já conta com 78.115 assinaturas pede que os cofres públicos do governo federal e dos estados parem de pagar passagens de avião para os políticos. A petição on-line pede ainda que ministros, senadores, deputados, vereadores e outros agentes públicos sejam proibidos de usar os voos da Força Aérea Brasileira (FAB).

O documento cita uma investigação aberta pelo Ministério Público Federal no ano passado para apurar uma “farra de passagens aéreas” por 35% do Congresso Nacional. A Procuradoria Regional da República no Distrito Federal enviou para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, uma lista de 219 políticos que teriam feito "uso indevido" de recursos públicos para deslocamentos aéreos.

A farra das passagens foi denunciada inicialmente ao Tribunal Regional da 1ª Região pelo procurador Elton Ghersel, que apontou irregularidades envolvendo 443 ex-parlamentares. Pelas contas feitas à época, só os ex-deputados gastaram R$ 25 milhões irregularmente. A petição ressalta que nenhum dos parlamentares da lista foi cassado.

“Muitas vezes, ministros e parlamentares usam tais passagens e também voos da FAB para atividades que nada tem a ver com política, como férias, e para chegar a tempo em festividades. A opção que eles deveriam ter é comprar passagens em voos de carreira, como qualquer outra pessoa, e também usar carro”, diz o texto, que cita a economia de dinheiro público, além da oportunidade de os políticos verem de perto o transporte das “pessoas comuns”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)