(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

TCE de Minas Gerais inaugura prédio de R$ 11 milhões e gera protestos

O Centro de Inteligência idealizado por Sebastião Helvécio pretende economizar o valor da obra em quatro anos


postado em 13/02/2017 12:32 / atualizado em 13/02/2017 13:11

O gasto com a obra foi criticado em faixas na frente do Tribunal(foto: Vem pra rua / Divulgação)
O gasto com a obra foi criticado em faixas na frente do Tribunal (foto: Vem pra rua / Divulgação)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas (TCE-MG) inaugurou na manhã desta segunda-feira um prédio de R$ 11 milhões, construído com recursos dos cofres públicos mineiros. O empreendimento, construído anexo à sede do TCE na Avenida Raja Gabáglia, Bairro Luxemburgo, tem três pavimentos e vai sediar o Suricato, programa criado pelo órgão para ampliar o controle externo e a fiscalização dos gastos públicos. A obra gerou protestos do lado de fora de cidadãos que consideraram o gasto desnecessário, especialmente em um estado que decretrou calamidade financeira.

Anunciada como parte do planejamento estratégico 2015-2019, a obra é, segundo o tribunal, necessária para aperfeiçoar o sistema de inteligência do TCE. A estimativa do tribunal é que o dinheiro gasto para a construção do prédio será devolvida em aproximadamente quatro anos, com a economia gerada com a “redução de fiscalizações improdutivas”.

O projeto do Suricato é do presidente do TCE, conselheiro Sebastião Helvécio.

Segundo a diretora geral do TCEMG, Raquel de Oliveira Miranda Simões, informou ao anunciar o empreendimento, o trabalho vai permitir inspeções mais assertivas. “O Centro Tecnológico vai reduzir o custo com a fiscalização. Em um estado do tamanho de Minas Gerais, com 3.352 jurisdicionados, certamente não vamos fazer uma fiscalização adequada, sem investirmos na qualidade”, disse.

Os manifestantes apelidaram o prédio de Tião Tower, em referência ao presidente do TCE(foto: Vem pra rua / Divulgação)
Os manifestantes apelidaram o prédio de Tião Tower, em referência ao presidente do TCE (foto: Vem pra rua / Divulgação)


A Central Suricato de Fiscalização Integrada, Inteligência e Inovação tem área de 3,7 mil metros quadrados. De acordo com o TCE, o visitante terá o primeiro contato com o novo prédio no hall da interatividade, ambiente no qual poderá ter acesso a informações do TCE. Por uma parede de vídeo, o visitante também poderá visitar a sala de situação, que abriga o núcleo de inteligência do Tribunal.

Segundo a coordenadora do Movimento Vem pra Rua, que protestou em frente ao TCE, Kátia Pegos, o TCE não está sendo digno de confiança. “Estamos em um estado que foi declarado em estado de calamidade e há muito estávamos injuriados com o fato de o tribunal ter aprovado as contas do governo. Começamos a investigar e vimos que os conselheiros receberam benefícios no fim do ano, tiveram a frota de carros trocadas. Agora vem a inauguração dessa obra que gastou uma grande fortuna do dinheiro público, que deveria estar sendo gasto com outras coisas”, afirmou.

A líder do movimento disse que as faixas afixadas no entorno do tribunal não eram do Vem pra Rua, mas parabenizou os textos. “Apelidamos o prédio de Tião Tower por ele ser um projeto do presidente que está em vias de ser trocado”, afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)