(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FHC depõe nesta quinta-feira em ação contra Lula

Justiça investiga se houve uso de recursos ilegais para bancar o abrigo e conservação do acervo presidencial durante os dois mandatos de Lula


postado em 08/02/2017 20:48 / atualizado em 08/02/2017 21:32

Advogado questiona a diferença de tratamento do acervo presidencial de FHC e o de Lula(foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Advogado questiona a diferença de tratamento do acervo presidencial de FHC e o de Lula (foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) prestará depoimento nesta quinta-feira (9) como testemunha de defesa em processo contra o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, e que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O depoimento de FHC será feito por meio de videoconferência.

Okamoto é réu em processo que apura a transferência de acervo presidencial de Lula. Investigação apura se houve uso de recursos ilegais, doados pela construtora OAS, para abrigar, com o fim dos dois mandatos de Lula, objetos e presentes doados a ele durante o exercício da Presidência da República.

Procuradores da República sustentam que a OAS bancou despesas da ordem de R$ 1,1 milhão com armazenagem do acervo. Os procuradores sustentam que esse valor se refere a suposta propina da empreiteira ao ex-presidente, denunciado em setembro passado por corrupção e lavagem de dinheiro.

Paulo Okamotto também é acusado por lavagem de dinheiro. Segundo os investigadores, ele se encarregou da armazenagem dos produtos. A coleção de presentes que Lula recebeu nos oito anos de mandato no Palácio do Planalto foi descoberta pela Polícia Federal em março, na Operação Alethea, desdobramento da Lava-Jato.

"Se o acervo do ex-presidente FHC foi beneficiado pela Lei Rouanet, significa que o Ministério da Cultura do governo Lula reconheceu a importância histórica dos acervos presidenciais", argumenta o advogado Fernando Augusto Fernandes, defensor de Okamotto . Segundo ele, "todas as construtoras apoiaram a Fundação FHC".

Com agências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)