(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Força Aérea recupera conteúdo de conversas do avião de Teori Zavascki

Aparelho de gravação sofreu dano, mas os últimos 30 minutos de gravação estão preservados


postado em 23/01/2017 23:04

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

A Força Aérea Brasileira afirma que conseguiu extrair com sucesso a íntegra do conteúdo do gravador de voz do avião que caiu na última quinta-feira, em Paraty-RJ, e vitimou o ministro do STF, Teori Zavascki, e outras quatro pessoas. Mais cedo, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que o aparelho chamado de (Cockpit Voice Recorder, CVR, recolhido com os destroços da aeronave, havia sido danificado pela água.

Em comunicado, a assessoria da Aeronáutica informa que a gravação dos últimos 30 minutos do voo está completamente preservada. Será tratada para retirar ruídos e, posteriormente, avaliada por peritos.

A água atingiu, segundo os militares encarregados das investigações, a "base" do equipamento, onde estão cabos e circuitos que fazem a ligação para armazenamento das informações. A outra parte do gravador, que armazena os dados gravados, é, segundo o Cenipa, "altamente protegida".

Acidente

O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato, estava no avião que caiu na tarde da última quinta-feira na Ilha Rasa, perto de Paraty, no Rio de Janeiro, e faleceu. A aeronave estava com cinco pessoas a bordo e caiu no mar, por volta das 14h30, a dois quilômetros da cabeceira da pista de pouso. O filho do ministro, o advogado Francisco Zavascki, confirmou o óbito em uma postagem no Facebook às 16h07 do mesmo dia.

O avião que caiu no litoral sul fluminense, um bimotor, modelo King Air, saiu do Campo de Marte, em São Paulo, rumo a Paraty, por volta das 13h desta quinta-feira. A aeronave pertence a Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava regular. O certificado era válido até abril de 2022, e a manutenção anual válida até abril de 2017. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronátuicos (Cenipa) já estão no local tentando acessar o interior do avião, que caiu no mar. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)