(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Antecessor de Paulo Roberto Costa é alvo de inquérito da PF

Nova frente de investigação da Lava-Jato aponta o envolvimento de Rogério Manso em um esquema de pagamento de propina


postado em 23/01/2017 10:31 / atualizado em 23/01/2017 10:46

Em nova frente de investigação, a força-tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba apura o envolvimento de Rogério Manso em um esquema de pagamento de propina na área de compra e venda (trading) de combustíveis e derivados de petróleo da Petrobras. Manso antecedeu Paulo Roberto Costa, um dos primeiros delatores da Lava-Jato, na Diretoria de Abastecimento da estatal.

Ele foi apontado por delatores como um nome "do PSDB" na diretoria, mas que teria atuado também para captar dinheiro para campanhas de petistas. O ex-diretor rechaça as acusações.

O inquérito foi instaurado em 29 de agosto de 2016 pela delegada Erika Mialik Marena para apurar suspeitas de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa e tem como investigados, além de Manso, o ex-braço direito de Paulo Roberto Costa, José Raimundo Brandão Pereira, e o executivo Mariano Marcondes Ferraz - preso preventivamente no ano passado pela Lava-Jato.

Também são investigadas duas empresas multinacionais que mantiveram negócios com a Petrobras na área de trading.

Na portaria que determinou a abertura do inquérito, a delegada Erika apontou a suspeita de pagamento de propinas "em data inicial possivelmente anterior ao ano de 2004 e que se seguiu possivelmente até 2012".

As citações a Manso surgiram nas delações premiadas de outro ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, da área Internacional, e do ex-senador e também ex-diretor da estatal Delcídio Amaral.

Procurado pela reportagem, Manso disse que não tem conhecimento sobre o inquérito. Ele afirma que jamais cometeu irregularidades em sua carreira. "Jamais realizei ou permiti que alguém realizasse qualquer ato ilícito que pudesse prejudicar a Companhia a que servi, com orgulho, durante 28 anos."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)