(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kalil extingue administrações regionais e reduz número de secretarias

Prefeito eleito anuncia os nomes dos secretários, a maioria de perfil técnico, e a extinção de 14 órgãos


postado em 08/12/2016 06:00 / atualizado em 08/12/2016 07:50

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O prefeito eleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), anunciou na tarde de ontem o primeiro escalão de seu governo e apresentou proposta de redução de 14 órgãos municipais a partir de janeiro. A estrutura da prefeitura, que hoje conta com 40 órgãos – entre secretarias, empresas e autarquias – passará a ter 26 entidades. Kalil extinguiu nove secretarias regionais, que passam a ser vinculadas à Secretaria de Governo, e incorporou cinco órgãos autônomos a secretarias. A redução depende da aprovação do projeto de lei que será enviado para a Câmara Municipal.



Segundo o futuro prefeito, a medida tem como objetivo reduzir os gastos da máquina pública e novos cortes podem ser anunciados nos próximos dias. Kalil afirmou que o momento de crise econômica enfrentado no país é preocupante, mas que, apesar do decreto de calamidade financeira do estado pedido pelo governador Fernando Pimentel (PT), ele espera que todos os convênios firmados com o governo de Minas para os próximos anos sejam cumpridos.

“Está todo mundo vendo o que está acontecendo com o país e precisamos reduzir a máquina pública. Foi promessa de campanha e estamos fazendo isso. O momento é preocupante porque Minas está nesse contexto de crise e BH também, como capital do estado, vive momento preocupante”, disse Kalil. Segundo ele, continuam sendo feitos estudos pela equipe de transição da prefeitura para que as estruturas internas de cada órgão sejam racionalizadas.

O novo secretariado tem um perfil técnico, sendo que apenas dois nomes são de políticos: o deputado e vice-prefeito eleito Paulo Lamac (Rede) e o vereador Daniel Nepomuceno (PPS). Foram mantidos no governo quatro integrantes da gestão Marcio Lacerda (PSB): Josué Valadão (PSB), que sairá da Secretaria de Governo e assumirá a Secretaria Municipal de Obras; o coronel Genedempsey Bicalho deixa a presidência da Urbel para comandar a SLU; Leônidas José de Oliveira permanece na Fundação Municipal de Cultura, e o coronel Lucas se mantém na Defesa Civil.

“Todos os nomes que estão aqui foram minuciosamente estudados por uma equipe. Temos gente filiada ao PT, PSDB, Rede, PSB e PPS. É uma escolha extremamente técnica, como foi prometido na campanha. Gente do ramo que esperamos que trabalhe sempre para que a ajuda chegue aos que precisam”, afirmou Kalil, que assim como fazia quando era cartola e anunciava nomes de contratados do Atlético pelo Twitter, postou ontem os nomes do seu secretariado na rede social.

Questionado sobre a manutenção de integrantes do governo Lacerda, que foi duramente criticado durante a campanha eleitoral, Kalil afirmou que não levou em consideração rixas políticas ou partidárias, mas critérios de competência e capacidade de prestar um bom serviço. “O critério para cada escolha é que são pessoas extremamente do ramo”, explicou.

Sobre a escolha do atual presidente do Atlético, o vereador Daniel Nepomuceno, para comandar a pasta de Desenvolvimento, Kalil afirmou que o cartola que  lhe sucedeu na presidência do clube terá que conciliar o trabalho no clube e na prefeitura. “Ele tem que conseguir (fazer as duas coisas) e ter tempo para trabalhar. Se não trabalhar ele vai embora. Muito simples”, afirmou Kalil.

O prefeito eleito contou que já foi atrás de verbas para a cidade em alguns ministérios e que pretende priorizar logo no início de seu governo três áreas: saúde, ação social e segurança. Mas prometeu também ajustes na educação.

 

OS OUTROS NOMES DE KALIL

» Urbel
Claudius Vinícius Leite
Engenheiro civil, foi diretor de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel até que chegou à Presidência do órgão, entre 2003 e 2012. Entre 2015 e junho deste ano, presidiu a Cohab Minas.

» Sudecap
Sylvio Malta
Engenheiro, atuou como chefe de divisão e diretor de manutenção da Sudecap. Também foi secretário de Serviços Urbanos da Regional Venda Nova e secretário-adjunto da Administração Regional no Barreiro.

» Defesa Civil
Alexandre Lucas Alves (Coronel Lucas)
Graduado em ciências militares com ênfase em defesa social e pós-graduado em especialização em segurança pública. Foi secretário executivo da Defesa Civil de Minas Gerais de 2004 a 2010 e colaborador da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

» Superintendência de Limpeza Urbana (SLU)
Coronel Genedempsey Bicalho Cruz (Coronel Bicalho)
Coronel da reserva da PM, presidiu a Loteria Mineira e foi secretário de Administração Regional Venda Nova. Coordenou a implantação da Guarda Municipal e ocupou a Secretaria de Segurança Urbana e Patrimonial.

» Fundação Municipal
de Cultura
Leônidas José de Oliveira
Mestre em restauração e reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e doutor em gestão do patrimônio cultural. Coordena a Fundação Municipal de Cultura desde 2013.

» Assessoria de Comunicação
Francisco Maia Barbosa
Jornalista e advogado, trabalhou em rádios e televisões na capital. Atualmente, escreve para jornais e participa de um programa de rádio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)