(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senado usa redes sociais para falar de orçamento com impostos e salário de D.Pedro

As peças orçamentárias taxavam donos de escravo e previa salário para para o imperador


postado em 05/12/2016 16:57 / atualizado em 05/12/2016 16:59

(foto: Senado/Facebook )
(foto: Senado/Facebook )

Na esteira das discussões que tomam as ruas com manifestações contrárias à PEC 55 – antiga 241 -, que estabelece teto de gastos para o governo federal nos próximos 20 anos, o Senado Federal usou suas redes sociais de forma lúdica para tratar do assunto. O perfil da Casa no Twitter, divulgou curiosidades sobre dados das peças orçamentárias e ainda disponibilizou conteúdo com informações históricas.

Entre as informações está o valor pago como salário a Dom Pedro I: 800 contos de réis. A cifra foi destinada ao imperador durante as cinco décadas do seu reinado.

O levantamento feito pelo Senado aponta que o primeiro orçamento do Brasil foi feito em 1830 para valer no ano de fiscal seguinte, 1831.

Naquela época, D. Pedro I já demonstrava preocupação com a necessidade de estabelecer regras para a utilização dos recursos. A peça histórica traz fala do imperador sobre o assunto. “Um sistema de finanças bem organizado deverá ser o vosso particular cuidado nesta sessão [ano legislativo], pois o atual, como vereis no relatório do ministro da Fazenda, não é só mau, mas é péssimo, e dá lugar a toda qualidade de dilapidações”, disse a deputados e senadores.

Outra curiosidade da época é sobre o que era taxado pela coroa. Cada escravo era taxado pelo império entre 4 a 10 mil réis, variando de acordo com a localidade. As bebidas alcoólicas chamadas de “espirituosas”, eram tinham imposto de 50%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)