(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ato em Brasília tem cerca de 5 mil manifestantes

A manifestação, convocada para às 10h, está concentrada no gramado do Congresso Nacional


postado em 04/12/2016 11:07 / atualizado em 04/12/2016 11:42

(foto: PMDF / Divulgação )
(foto: PMDF / Divulgação )
Brasília - Aos poucos os brasilienses chegam à Esplanada dos Ministérios para protestar contra a corrupção na manhã neste domingo (4/12). Cerca de 5 mil pessoas ocupam a Esplanada dos Ministérios em defesa da ética e contra a corrupção. A manifestação, convocada para às 10h, está concentrada no gramado do Congresso Nacional.

 

Vestindo camisetas amarelas, os manifestantes pedem a aprovação das 10 Medidas de Combate à Corrupção, pedem a saída do presidente do Senado Federal Renan Calheiros e reforçam o apoio à Operação Lava-Jato. " A nossa bandeira jamais será vermelha", gritam os manifestantes.

 

Do carro de som, um deles entoa grito de "Fora Renan" e "Existe o lado certo e o lado errado. Estmos do lado certo", além de declarações como "Somos todos Sérgio Moro".

 

A aposentada Ednilza do Vale veio com o marido e a amiga demonstrar apoio ao juiz federal Sérgio Moro. " Foi um absurdo o que ocorreu no Congresso Nacional essa semana. Mudaram totalmente as 10 medidas em favor deles. O único que se salva é o Moro", protestou.

 

O grupo aplaude os policiais militares. Quem chega para participar do protesto é revistado. Os PMs retiram pedaços de madeira das faixas. A maioria das pessoas usa roupas nas cores verde e amarelo. Muitas se cobrem com a Bandeira do Brasil.

Um pouco mais cedo, um grupo invadiu o espelho d'água em frente ao Congresso Nacional para colocar mensagens.

(foto: PMDF / Divulgação )
(foto: PMDF / Divulgação )


Trânsito
A estimativa dos organizadores é que 25 mil pessoas se reúnam na Esplanada. Segundo a Secretária de Segurança Pública do Distrito Federal, todas as pessoas passarão por pontos de revista na altura da Catedral. O espaço destinado à manifestação será apenas o gramado central. O Batalhão de Trânsito da PM (BPTrans) vai interditar as vias N1 e S1, a partir das 7h, e a liberação será duas horas após a dispersão total do público na Esplanada.
Alternativas

 

Para os motoristas que precisarem passar pela região central de Brasília, as alternativas são as vias N2 e S2, áreas destinadas ao estacionamento.

Outra opção, de acordo com o diretor-geral do Departamento Policiamento e Fiscalização de Trânsito (Detran), Jayme Amorim, é estacionar na plataforma superior da rodoviária, além dos estacionamentos dos setores Bancários Norte e Sul, Comercial Norte e Sul e Autarquias Norte e Sul. Mais de 1,5 mil policiais militares estarão no local, além de 70 bombeiros, em 13 viaturas, e 25 agentes de trânsito.

 

A orientação da polícia é que não sejam levados celulares e objetos de valor, não utilizar máscaras, não levar objetos cortantes, nem fogos de artifício e garrafas de vidro. Caso leve crianças, coloque pulseiras de identificação com nome, telefone e endereço no braço delas.

Organizados por integrantes do Movimento Brasil Livre e do Vem pra Rua, os protestos ganharam força depois que a Câmara dos Deputados alterou o pacote anticorrupção defendido pela força-tarefa da Lava-Jato. Os procuradores que trabalham na operação chegaram a dizer que renunciarão caso o Senado mantenha o texto como votado pelos deputados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)