(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

De uma vida de luxos à polícia: a trajetória da mulher do ex-deputado Eduardo Cunha

Cláudia Cruz cumpria rotina de celebridade à custa de desvio de dinheiro público, segundo a Lava-Jato. Recurso é negado e investigação continua


postado em 04/12/2016 07:36 / atualizado em 04/12/2016 08:15

Brasília – Academia de tênis, joias, roupas de marca e restaurantes caros na Europa. A vida de Cláudia Cordeiro Cruz, mulher do ex-deputado Eduardo Cunha, do PMDB, era registrada cotidianamente por meio de fotos publicadas no aplicativo Instagram. Retratos de luxo. E foi o luxo, bancado pelo cartão de crédito abastecido diretamente por contas em nome do marido na Suíça que levaram a jornalista de 48 anos a se tornar ré no Brasil em um processo da Operação Lava-Jato, a maior iniciativa de combate à corrupção da história recente do Brasil.

Vida de luxo de Cláudia Cruz era registrada cotidianamente no Instagram(foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)
Vida de luxo de Cláudia Cruz era registrada cotidianamente no Instagram (foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)
Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 4º Região, com sede em Porto Alegre, manteve a denúncia contra Cláudia Cruz, que hoje tem de visitar o marido na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Ela é alvo de investigação devido à movimentações financeiras efetuadas no Brasil e no exterior. As autoridades apuram informações sobre a origem de recursos que permitiram pagamentos de quantias milionárias em gastos com cartões de crédito da jornalista.

No tempo em que era apresentadora da TV Globo, na década de 90, Cláudia ficava à frente da bancada de programas importantes da emissora como o RJ TV e Jornal Hoje. Ela começou a carreira na TVE, emissora pública federal. Em 1989, passou a trabalhar na Globo. Carismática, a jornalista emprestou a voz a um canal em que os fluminenses buscavam ajuda quando precisavam localizar alguém do outro lado de uma linha telefônica. O 102 da Telerj, a estatal telefônica do Rio de Janeiro, passou a ter a marca de Cláudia. A empresa era presidida à época por Eduardo Cunha, então com 30 anos. Foi o jovem político que a convidou para prestar o serviço.

Os dois se conheceram em entrevistas feitas pela jornalista, como ela própria conta. É pela voz de Cláudia que Cunha se encantou. A relação evolui para o casamento. Ela deixa o jornalismo e torna-se sócia do político em empresas como a Jesus.com e C3 produções, referência às iniciais de seu nome. Dada a largada ao sonho, do matrimônio nasceu Bárbara, hoje com 19 anos.

“Boa parte dos gastos refere-se a despesas luxuosas em viagens internacionais, diárias em hotéis de luxo, aquisições em lojas de griffe. Parte dos gastos foi efetuado com cartão de crédito diretamente vinculado à Cláuda Cordeiro Cruz”. Assim são descritas as despesas de Cláudia na denúncia, segundo narrativa de despacho do juiz Sérgio Moro em junho passado.

PORSCHE E GINÁSTICA Um Porsche Cayenne e aulas na academia IMG Academies, que já teve como aluna a tenista campeã Maria Sharapova, fazem parte do extrato bancário. Segundo os investigadores da Lava-Jato, tudo foi financiado com dinheiro desviado da Petrobras. E Cláudia sabia disso, como garantem os procuradores.

A jornalista nega. Em todas as entrevistas ou depoimentos prestados às autoridades, ela afirma não ter tido conhecimento da origem do dinheiro e assegura que agiu legalmente. Assim como nega as acusações publicamente, Cláudia reforça o amor pelo marido. “Eu o amo e ele é meu”, disse ela em uma rede social quando Cunha já respondia ao processo de cassação de mandato na Câmara dos Deputados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)