(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Freire diz que Temer não informou motivos de escolha para ministério


postado em 28/11/2016 22:49

Ribeirão Preto, 28 (AE), 28 - O ministro da Cultura, Roberto Freire, evitou polemizar sobre a saída de seu antecessor, Marcelo Calero, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (28). Ele disse que, ao ser convidado para o cargo, o presidente Michel Temer não informou a razão da escolha. “Não procurei saber dos motivos e assumi porque o governo Temer é constitucional e é fruto do impeachment de Dilma”, afirmou Freire.

O ministro reafirmou que priorizaria a decisão técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no caso do agora ex-ministro Geddel Vieira de Lima, que pediu a liberação da construção de um imóvel em Salvador. “Se existe órgão técnico para decidir sobre patrimônio artístico, tem de respeitar a decisão técnica. Se alguém viesse pra mim, eu teria encerrado o assunto com o critério técnico”, afirmou Freire.

Questionado sobre um processo semelhante de obras em Recife, o ministro disse que respeitará o que o Iphan definir, embora seja um processo diferente do de Salvador. “Não é uma coisa tão simples”, afirmou.

Indagado sobre a postura do músico e compositor Chico Buarque de vetar a música “Roda Viva”, de sua autoria, na abertura do programa, após a entrevista de Temer, Freire disse que ela é fruto de um processo de crescente intolerância. “O Roda Viva não entrevistou apenas Michel Temer, que é desafeto dele”, afirmou. “Com Chico (Buarque) eu tive um excelente diálogo durante a ditadura. Felizmente não me transformei em um reacionário”, emendou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)