(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após quase 3 horas, grupo com cerca de 50 manifestantes deixa Plenário da Câmara

Os participantes do ato foram levados à delegacia do Congresso, onde devem ser indiciados por depredação do patrimônio


postado em 16/11/2016 18:49 / atualizado em 16/11/2016 19:53

(foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados)
(foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados)

Os cerca de 50 manifestantes que invadiram o plenário da Câmara dos Deputados deixaram o local pouco antes das 18h30. O grupo defendia a intervenção militar e gritava palavras de ordem em defesa do juiz Sérgio Moro. O protesto durou quase três horas.

Os manifestantes foram levados à delegacia do Congresso, onde devem ser indiciados por depredação do patrimônio. Durante a manifestação, o grupo quebrou a porta principal do Plenário e a circulação de pessoas no local foi interditada.

O grupo diz não ter qualquer vinculação com partidos políticos e se organizou espontaneamente por convocações via telefone. O objetivo deles é ler uma carta de reivindicação que inclui o fechamento do Congresso, a intervenção militar e a imediata deposição do atual governo.

Sem portar faixas ou cartazes, o grupo diz que só desocupa o local quando terminar a leitura de suas reinvindicação que ainda não se iniciou. Hoje não havia votação e, para chegar ao plenário, os manifestantes quebraram uma porta de vidro.

Os manifestantes entraram no local por volta das 15h30. Ao entrar no local, o grupo seguiu direto para a Mesa Diretora, onde permaneceram gritando palavras de ordem contra algumas medidas do pacote anticorrupção e a favor do juiz federal Sérgio Moro, que conduz as investigações da Operação Lava-Jato na primeira instância.

Durante o protesto, manifestantes entraram em confronto com policiais legislativos da Câmara, que tentam retirá-los do plenário. Alguns seguranças da Casa usaram pistola de choque para conter alguns manifestantes, que dizem ser de váriosestados. Jornalistas e funcionários da Câmara que acompanhavam o protesto também foram retirados do plenário.

O pacote anticorrupção está previsto para ser votado na tarde de hoje na Comissão Especial da Câmara que analisa a matéria. Entre outros pontos, o pacote prevê tipificação do crime de caixa 2. Deputados articulam a votação da anistia. (Com Agência Estado).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)