(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

TRE sorteia urnas para auditoria de funcionamento no segundo turno em Minas

Eleitores voltas às urnas apenas em quatro municípios de Minas neste domingo.


postado em 29/10/2016 11:26 / atualizado em 29/10/2016 11:46

A auditoria das urnas objetiva demonstrar a segurança do sistema de votação eletrônica.(foto: Cláudia Ramos - CCS/TRE-MG)
A auditoria das urnas objetiva demonstrar a segurança do sistema de votação eletrônica. (foto: Cláudia Ramos - CCS/TRE-MG)

O TRE-MG sorteou, na manhã deste sábado, urnas das quatro seções eleitorais, uma de cada uma das cidades onde haverá 2º turno, que serão submetidas à auditoria de funcionamento por meio de votação paralela. A audiência pública aconteceu na Sala de Sessões do Tribunal, em Belo Horizonte, e foi acompanhada por representantes do Ministério Público, partidos políticos e entidades da sociedade civil. O sorteio foi conduzido pelo juiz Wauner Batista Ferreira Machado, presidente da Comissão da Votação Paralela. O processo foi supervisionado pela empresa Maciel Auditores e Consultoria. As urnas sorteadas foram:

Juiz de Fora: seção 289, 152ª Zona Eleitoral – Colégio Jesuítas, Centro
Contagem: seção 115, 93ª Zona Eleitoral – Colégio Santa Maria, bairro Monte Castelo
Montes Claros: seção 185, 325ª Zona Eleitoral – E.E. Prof. Neide Melo Franco, bairro Vila Anália
Belo Horizonte: seção 133, zona 029ª Zona Eleitoral – E.M. Dom Bosco, bairro Dom Bosco

Equipes do TRE vão buscar as urnas ainda neste sábado. Todas elas ficarão armazenadas em batalhões da Polícia Militar em Belo Horizonte e serão levadas para a sede do TRE neste domingo, onde serão submetidas à auditoria de funcionamento, no mesmo horário da votação oficial (8h às 17h).

A auditoria das urnas tem por objetivo demonstrar a segurança e confiabilidade do sistema de votação eletrônica por meio da gravação dos procedimentos, fiscalização e verificação de resultados. Os trabalhos de auditoria consistem em comparar os votos registrados nas cédulas de papel com aqueles que foram digitados na urna eletrônica. Todo o procedimento é filmado pela Justiça Eleitoral para que, caso não haja coincidência entre os resultados, possam ser rastreadas as gravações dos votos que apresentaram diferença. “O sistema é seguro e confiável, nunca tivemos fraude”, afirma o juiz Wauner Machado. A votação eletrônica completa 20 anos neste ano.
(foto: Cláudia Ramos - CCS/TRE-MG)
(foto: Cláudia Ramos - CCS/TRE-MG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)