(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Troca de ofensas entre candidatos à prefeitura de BH pode acabar nos tribunais

Após acusações durante debate, candidato do PSDB à Prefeitura de BH, João Leite, avisa que vai acionar o adversário na Justiça. Alexandre Kalil rebate e afirma que isso não o preocupa


postado em 23/10/2016 07:00 / atualizado em 23/10/2016 08:00

"Vou jogar pesado contra ele na Justiça do Trabalho e no Tribunal de Justiça. Ele vai aprender o que são os direitos humanos dos trabalhadores e dos pobres" - João Leite (PSDB), em encontro com professores e representantes da Associação de Pais e Estudantes da Rede Municipal de BH (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
As ameaças e ofensas trocadas entre os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte na reta final da campanha podem parar nos tribunais. Neste sábado (22/10), o deputado estadual João Leite (PSDB) afirmou que vai processar o empresário Alexandre Kalil (PHS) por “acusá-lo imoralmente” de integrar a chamada lista de Furnas, suposto esquema de corrupção e desvios de verbas públicas da estatal de energia. Kalil afirmou que o documento que “prova que o nome de João Leite está na lista é público” e que o tucano “já perdeu um processo sobre o tema em duas instâncias”.


Após encontro com lideranças de vilas e favelas na sede do PSDB, na manhã de ontem, João Leite afirmou que vai processar Kalil tanto pela acusação de envolvimento em esquema de corrupção ligado a Furnas quanto pelas dívidas trabalhistas. “Nós vamos agora para cima dele. Vamos processar ele até pagar o último centavo que deve para os trabalhadores”, afirmou o candidato.

Segundo Leite, a lista é falsa e a pessoa que elaborou o documento está presa. “Isso tramita no esgoto da vida. Ele quis usar contra mim. Mas tenho nove campanhas limpas. Minhas contas de campanha já foram aprovadas”, rebateu o tucano. João Leite afirmou ainda que vai cobrar na Justiça as dívidas do adversário. “Vou jogar pesado contra ele na Justiça do Trabalho e no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele vai aprender o que são os direitos humanos, mas os direitos humanos dos trabalhadores e dos pobres”, disse.

Kalil citou a presença do nome de João Leite na lista de Furnas durante debate na noite de sexta-feira na TV. O clima entre os dois esquentou e houve troca de ofensas e acusações, com os dois se chamando de “mentiroso”.

No final da manhã de ontem, João Leite se encontrou com professores e representantes da Associação de Pais e Estudantes da Rede Municipal de Belo Horizonte. Ele afirmou que a prefeitura “abandonou” 17 mil crianças que não têm acesso à educação infantil e prometeu criar vagas para elas se eleito prefeito. “Vamos também integrar as Umeis para que elas tenham um atendimento em tempo integral para nossas crianças de 4 e 5 anos”, disse o tucano.
"Ele que trate da vida dele. (...) Não me preocupo com isso. Quanto às questões trabalhistas, elas já estão sendo resolvidas na Justiça, sem problemas" - Alexandre Kalil (PHS), em encontro com representantes do futebol amador (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

CONTRA-ATAQUE Em visita aos campos de futebol na Barragem Santa Lúcia, na região Centro-Sul, Alexandre Kalil afirmou que “basta conferir os documentos públicos sobre a lista de Furnas para ver os nomes de quais políticos estão lá”. Segundo o empresário, o tucano já entrou com ações questionando sua inclusão na lista, mas perdeu nas duas vezes.

“Ele que trate da vida dele. O nome está na lista e qualquer um pode olhar lá. Também já processou e perdeu, na primeira e na segunda instância. Não me preocupo com isso. Quanto às questões trabalhistas, elas já estão sendo resolvidas na Justiça, sem problemas”, afirmou Kalil.

O candidato do PHS afirmou que não pretende entrar em “disputas de baixo nível com o adversário” e que, segundo pesquisa de uma revista divulgada ontem, o resultado do debate quente entre os dois candidatos demonstrou quem estava mais preparado. “A pesquisa com pessoas que acompanharam o debate mostrou que 60% foram favoráveis a mim, 20% ao João Leite e 20% falaram que foi empate. Espero que esta seja uma semana tranquila e positiva. Os números das pesquisas mostram que viramos a eleição. E quando o povo entende a proposta, acabou”, disse Kalil.

Neste sábado (22/10), o ex-presidente do Atlético fez caminhada em avenidas da Região Norte e se reuniu com representantes do futebol amador da capital mineira. Kalil prometeu atender às reivindicações dos times amadores e preservar os campos de várzea na cidade. “Eu sei que muitos de vocês trabalham a semana toda pensando no futebol do fim de semana, no campeonato do bairro. É uma diversão muito tradicional da cidade e precisa ser valorizada”, disse o candidato. No início da noite, ele lançou o Plano de Governo final de sua coligação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)