(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Datafolha mostra disputa por 2º turno ainda indefinda no rio; crivella lidera


postado em 01/10/2016 19:13

Rio de Janeiro, 01 - Pesquisa Datafolha para a eleição do Rio, divulgada neste sábado, dia 1º, mostra crescimento do candidato do PSOL à prefeitura, Marcelo Freixo, que chegou a 16% das intenções de voto, considerando os votos válidos. Tecnicamente, porém, ele ainda está empatado em segundo lugar com Pedro Paulo (PMDB), apoiado pelo atual prefeito, Eduardo Paes. Com 12%, Pedro Paulo aparece, pela primeira vez mais recuado em relação ao postulante do PSOL e agora é "acossado" por Índio da Costa (PSD), que tem 11%, e Carlos Osório (PSDB), com 10% - ambos também em empate técnico com o psolista e o peemedebista. Flavio Bolsonaro (PSC) recuou para 8%. Jandira Feghali (PC do B) ficou com 7%. O líder isolado da disputa ainda é o candidato Marcelo Crivella, do PRB, com 32%.

Da pesquisa anterior, divulgada na segunda-feira, para esta, Crivella caiu cinco pontos percentuais, e Freixo subiu três. Pedro Paulo caiu dois. Índio subiu quatro; Osorio avançou três; Flavio Bolsonaro e Jandira recuaram dois pontos. O levantamento foi feito ontem e hoje, e possivelmente seus resultados foram impactados pelo debate de quinta-feira entre os candidatos na Rede Globo. O Datafolha ouviu 2.159 eleitores e 54% dos entrevistados afirmaram ter assistido ao debate da Globo.

A margem de erro é de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo. Ainda assim, esta é a primeira vez que o segundo colocado nas pesquisas se distancia mais do terceiro, aumentando suas chances no segundo turno. O que os diferencia é a tendência de alta de Freixo e de queda de Pedro Paulo. A margem de erro também explica a permanência do empate técnico com quatro candidatos na segunda colocação. (Roberta Pennafort)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)