(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Missão do Tesouro ao Rio ocorre na próxima semana, diz Ana Paula


postado em 29/09/2016 17:13

Brasília, 29 - Uma missão técnica do governo federal desembarcará na próxima semana no Rio de Janeiro para avaliar as contas do Estado, disse nesta quinta-feira, 29, a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi. O envio da missão já havia sido antecipado pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo EStado, e tem como objetivo desenhar uma estratégia de saída da crise e evitar o colapso das contas estaduais.

A missão envolve técnicos do Tesouro, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), da Secretaria de Previdência (Ministério da Fazenda), da Secretaria de Gestão e da Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais (ambas do Ministério do Planejamento). A previsão é de que a missão fique no Estado por uma semana.

Trata-se de mais uma tentativa de evitar o agravamento do quadro fiscal do Rio de Janeiro e a necessidade de novo socorro da União, que poderia abrir mais um flanco de insatisfação entre os outros governadores que passam também por dificuldades financeiras e reivindicam mais recursos. A União já repassou R$ 2,9 bilhões ao Estado para garantir a segurança durante os Jogos Olímpicos.

Em entrevista ao Broadcast no mês passado, o secretário estadual de Fazenda do Rio de Janeiro, Gustavo Barbosa, havia dito que a situação é tão delicada que a gestão do dinheiro disponível tem sido feita na "boca do caixa". "Estamos trabalhando com o caixa diário. Infelizmente, é a pior situação para um gestor financeiro, trabalhar sob essa perspectiva, mas é a realidade. É atrasar pagamento de fornecedor, que é o que vem ocorrendo", disse na ocasião.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)