(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OAB-MG já recebeu 273 denúncias de atos ilegais na campanha eleitoral


postado em 29/09/2016 06:00 / atualizado em 29/09/2016 07:31

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG) vai manter até a diplomação dos eleitos nas disputas municipais, o aplicativo “OAB Caixa 2” e os comitês instalados nas subseções em Minas Gerais para receber denúncias de desrespeito à atual legislação eleitoral, que introduziu a proibição de financiamento privado de campanha, o fim das doações ocultas e limite de gastos. De acordo com o presidente da OAB-MG, Antônio Fabrício Gonçalves, apenas entre julho e este mês, foram 273 denúncias referentes à compra de voto, prática de caixa 2, campanhas irregulares, abuso de poder econômico e político entre outras, sendo que 83 delas foram encaminhadas ao Ministério Público para apuração.


A análise das mensagens e documentos apresentados espontaneamente por eleitores à autarquia ficou a cargo da Ouvidoria Eleitoral e gerou o pedido de providências. Antônio Fabrício disse que o sucesso da iniciativa pode ser medido em relação às campanhas dos últimos anos, quando a autarquia recebeu apenas 20. Em razão disso, o presidente da OAB-MG anunciou também que vai manter um plantão na sede da entidade para receber denúncias de forma presencial. “Esse significativo aumento pode ser atribuído por uma maior conscientização do eleitor e também pela maior intimidade deles com os smartphones. Com essa facilidade, nós recebemos documentos, fotos e vídeos para embasamento das denúncias.”

Depois das eleições, Antônio Fabrício disse que será mantido o aplicativo para que se possa concluir o segundo passo do trabalho. Isso porque serão apresentadas as prestações de contas, o que deve gerar novas denúncias. “Campanhas em desacordo com o limite de gastos informado pela Justiça Eleitoral e promessas de benefícios em troca do voto configuram abuso eleitoral”, explicou o presidente da OAB-MG. Segundo ele, as denúncias mais frequentes são propaganda irregular, compra de votos e oferecimento de vantagens indevidas ao eleitor, nesta ordem. “Ainda temos candidatos que oferecem gasolina, bonés e camisetas aos cidadãos, apesar da proibição”, concluiu.

As denúncias foram entregues ao promotor de justiça Edson de Resende Castro, da Coordenadoria de Apoio Eleitoral do Ministério Público Eleitoral.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)