SIGA O EM

Apuração dos votos poderá ser acompanhada pelo telefone celular

Justiça Eleitoral disponibiliza aplicativo que permite acompanhamento em tempo real do resultado das urnas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 1075347, 'arquivo_grande': '', 'credito': '', 'link': '', 'legenda': 'Aplicativo permite que eleitor consulte dados sobre candidatos de todo o Brasil', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2016/09/27/808319/20160927142625966947e.png', 'alinhamento': 'center', 'descricao': ''}]

postado em 27/09/2016 14:01 / atualizado em 27/09/2016 14:28

Alessandra Mello

Os eleitores mais jovens não se lembram do tempo em que o voto era no papel e a apuração, feita em ginásios e estádios, era tão lenta que em cidades maiores durava dias. Muito diferente da disputa deste ano onde a população vai poder, por meio de telefones celulares, acompanhar em tempo real a apuração dos votos em todo Brasil.

No próximo domingo, dia 2 de outubro, data da votação, o aplicativo “Resultados”, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai mostrar os números da votação em todos os 8.553 municípios brasileiros. Os resultados vão começar a ser divulgados a partir das 17h, quando termina a votação e começa a contagem dos votos.

No dia da eleição, quem tiver dúvida sobre o endereço de sua seção eleitoral, pode baixar o programa “Onde Votar” que informa ao eleitor seu local de votação e também onde se justificar caso esteja fora do domicílio eleitoral. Todos esses aplicativos estão disponíveis para download gratuito.

O TSE também criou um programa que permite ao eleitor conferir pelo telefone celular o resultado dos boletins de urna. Batizado de “Boletim na mão”, ele permite que qualquer cidadão acesse de forma rápida e simplificada as informações contidas nos boletins de urna, documentos que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.

Já o aplicativo "Eleições 2016” oferece ao cidadão notícias, vídeos e acesso aos demais aplicativos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral.

E quem nas vésperas das eleições ainda tem dúvida sobre quem vai votar ou sobre o número de seu candidato pode conferir todas as informações por meio do aplicativo "Candidaturas". Ele informa o nome completo do candidato, nome escolhido para a urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação e, ainda, o link para o site do candidato. O dispositivo também mostra os dados da prestação de contas dos políticos.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600