(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidatos a prefeito de BH participam de debate na UFMG

Evento aborda temas como orçamento participativo e educação. Cinco concorrentes não compareceram


postado em 19/09/2016 20:04 / atualizado em 19/09/2016 21:00

Concorrentes à Prefeitura de BH respondem a questionamentos de alunos da Fundação João Pinheiro e da UFMG(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Concorrentes à Prefeitura de BH respondem a questionamentos de alunos da Fundação João Pinheiro e da UFMG (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)


Começa debate entre candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte na Faculdade de Direito da  da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A iniciativa é dos cursos de administração pública, da Fundação João Pinheiro (FJP), e dos cursos de ciências do estado e de gestão pública, ambos da UFMG.


Estão presentes no evento os candidatos Délio Malheiros (PSD), Maria da Consolação (PSOL), Reginaldo Lopes (PT), Vanessa Portugal (PSTU) e Sargento Rodrigues (PDT). João Leite (PSDB), Alexandre Kalil (PHS), Marcelo Álvaro Antônio (PR), Rodrigo Pacheco (PMDB) e Eros Biondini (PROS) não compareceram. O candidato à vice Paulo Lamac representou Kalil.

 

Logo depois do hino nacional, o público gritou "Fora, Temer", em protesto ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). No primeiro bloco do debate, perguntas temáticas foram dirigidas a blocos de dois candidatos.

 

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Reginaldo Lopes e Délio Malheiros responderam questionamento sobre orçamento participativo. O atual vice-prefeito afirmou que, quando a atual gestão assumiu, eles receberam cerca de 300 obras atrasadas. “Muitas obras eram aprovadas sem a garantia de recursos”, disse. Segundo ele, recursos prévios estão sendo considerados para a aprovação das intervenções. Já o petista considera que o programa foi “destruído”, já que muitas obras, mesmo aprovadas, não foram executadas.

EDUCAÇÃO

Sargento Rodrigues e Paulo Lamac defenderam uma política de valorização da categoria de professores.

 

MOBILIDADE URBANA

 

Coube às duas candidatas, Maria da Consolação (PSOL) e Vanessa Portugal (PSTU) responderem sobre mobilidade urbana. Para Vanessa, é necessário que haja aumento da qualidade do transporte com redução da margem de lucro dos donos de empresas de coletivos. Ela defende ainda maior integração entre ônibus e metrô. Maria da Consolação também destacou a necessidade de integrar os modais, mas reforçou a necessidade de melhorar o sistema do Move e considerou urgente a implantação de linha de metrô no Barreiro. "Tem trilho até lá. Parece lenda urbana", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)