(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES

Candidatos à PBH visitam vilas e comunidades e prometem atenção maior a programas sociais

Políticos também propõem investimentos na área de saúde e em obras para melhorar infraestrutura


postado em 28/08/2016 06:00 / atualizado em 28/08/2016 08:08

Taquaril foi uma das comunidades visitadas ontem por candidatos da capital(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Taquaril foi uma das comunidades visitadas ontem por candidatos da capital (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Bairros da periferia de Belo Horizonte foram escolhidos ontem por boa parte dos candidatos a prefeito para pedir votos. Os deputados João Leite (PSDB) e Reginaldo Lopes (PT) fizeram caminhadas no Cabana Pai Tomás – ambos partindo da mesma rua, a pouco metros de distância, mas em horários diferentes. O ex-presidente do Atlético Alexandre Kalil (PHS) fez campanha no Aglomerado da Serra, enquanto o vice-prefeito, Délio Malheiros (PSD), visitou o Taquaril. O deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB) esteve no Bairro Aparecida, onde participou de evento de lançamento da candidatura à reeleição do presidente da Câmara de BH, Welington Magalhães (PTN).

Ao lado do prefeito Marcio Lacerda (PSB), Délio assegurou aos moradores do Taquaril a continuidade de programas sociais e obras na região. E lamentou o atraso no repasse de verbas federais para colocar em prática o plano global elaborado para os aglomerados de Belo Horizonte. “Infelizmente, os financiamentos não saem na velocidade esperada”, disse. De acordo com ele, vários projetos já foram encaminhados para o Ministério das Cidades e aguardam a liberação de recursos, como as obras da bacia de detenção do Calafate e a continuação do Bulevar Arrudas, no trecho atrás da rodoviária e do Restaurante Popular.

O candidato do PMDB, Rodrigo Pacheco, ressaltou que a prioridade de sua gestão será o desenvolvimento das mais de 250 vilas, favelas e aglomerados da capital mineira. A proposta é criar espaços de convivência cuidados pela própria comunidade e implantar unidades de vida articulada (UVA), projeto similar ao desenvolvido na Colômbia e que, segundo ele, reduziu em 90% o índice de violência em Medellín. O programa prevê uma maior intervenção do governo na periferia, melhorando os espaços públicos. “Com isso, você dá mais dignidade aos moradores e diminui a violência”, comenta.

VISITA DUPLA Reginaldo Lopes e João Leite escolheram o mesmo local para fazer campanha, mas não chegaram a se encontrar. O primeiro a passar pela Rua Independência, no Cabana, foi o petista Reginaldo Lopes. Entre as propostas dele está maior investimento no Programa Vila Viva e em nascentes, córregos e áreas de risco de BH. “Vamos ainda voltar com o Orçamento Participativo da habitação, fazendo novas construções para pessoas em áreas de risco”, prometeu. Para saber mais de perto o que a população deseja, o candidato diz que transferirá a prefeitura, uma vez por semana, para uma regional, de forma a debater as políticas públicas com a comunidade.

O programa do tucano João Leite para as vilas e favelas inclui a regularização urbana dos imóveis localizados em vilas e favelas – e que não sejam alvo de disputas judiciais –, permitindo a titularidade para quem os ocupa. Com o Reforma Popular, a administração tucana quer melhorar as habitações nessas áreas da periferia por meio do trabalho cooperativo entre a comunidade e a prefeitura. “Vamos dar o documento para cada uma das famílias e ainda ajudar com a reforma das casas”, disse o candidato.

Kalil criticou o descaso como o povo na área da saúde e citou o caso de um idoso que só conseguiu marcar exame para 2 de janeiro. “O problema de BH é coração. Tem que ter gente que tenha coração para resolver. Eles não conhecem cheiro de povo, vão resolver o quê?”, questionou. O candidato diz que, como dirigente esportivo, passou seis anos se relacionando diretamente com o povo. “Para mim, tudo que passei na vida foi conviver com o povo.” Sargento Rodrigues (PDT) visitou o Mercado Central, Luis Tibé (PTdoB) fez campanha no Barreiro e Marcelo Álvaro Antônio (PR) esteve na Vila Cemig.

Agenda dos candidatos


Alexandre Kalil (PHS)
Manhã – Gravação de programa eleitoral
Tarde – Reuniões com apoiadores e equipe de campanha

Délio Malheiros (PSD)
Manhã – Festa de Nossa Senhora do Rosário
Tarde – Reunião com equipe para elaboração do Programa de Governo

João Leite (PSDB)
10h30 – Visita à Feira dos Produtores
12h30 – Gincana da Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira

Luis Tibé (PTdoB)
9h – Café da manhã na Regional Norte com os candidatos a vereador
14h – Gravação de programas de TV e internet

Marcelo Álvaro Antônio (PR)
14h – Caminhada pela Vila Cemig, na região do Barreiro
16h – Participação em Encontro da Renovação Carismática com sua vice Rosilene Ramos

Reginaldo Lopes (PT)
09h – Visita Feira do Mineirinho
13h13 e 21h13 – Responde perguntas no Facebook ao vivo
15h – Festival de pipas

Rodrigo Pacheco (PMDB)
Grava programa eleitoral


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)