(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORRIDA PARA ACELERAR JULGAMENTO FINAL

Autores do pedido de impeachment protocolam resumo da acusação em menos de 12 horas

Apesar de ter 48 horas para entregar o documento, autores aceleraram o processo que transforma Dilma Rousseff em ré


postado em 11/08/2016 00:12 / atualizado em 11/08/2016 08:01

Brasília – Menos de 12 horas depois de o Senado decidir levar a julgamento final a presidente Dilma Rousseff no processo do impeachment, os autores da denúncia entregaram ontem o chamado libelo de acusação, documento que contém os argumentos que sustentam a queixa. Do momento em que foi protocolado, ontem no início da tarde, passou a contar o prazo previsto em lei de 48 horas para a defesa apresentar suas alegações, que terminará na sexta-feira. A partir de então, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, terá ao menos 10 dias para marcar a sessão do julgamento final, que deve ocorrer em 25 de agosto, após a Olimpíada.


No libelo, além de reiterar os mesmos argumentos apontados na denúncia, os acusadores arrolaram três das seis testemunhas possíveis para falar no dia do julgamento, que se assemelha a um Tribunal do Júri. O advogado João Berchmans, que entregou o documento no Senado, disse que não havia necessidade de usar as 48 horas para a entrega da peça. “Para quê procrastinar a solução de uma controvérsia que a todos incomoda e causa um desconforto político, econômico?”, afirmou o advogado.


Foram chamados a falar pelos denunciantes o representante do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), Julio Marcelo de Oliveira; e os auditores do TCU Leonardo Rodrigues e Antonio Carlos Costa d'Ávila Carvalho. Dilma é acusada de ter praticado crime de responsabilidade por editar decretos orçamentários sem autorização do Congresso e de atrasar pagamento de subsídios para agricultores atendidos pelo Plano Safra no Banco do Brasil, as “pedaladas fiscais”. A peça que acusa Dilma é assinada pelos juristas Miguel Reale Jr. e Hélio Bicudo e a advogada Janaína Paschoal.


O relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), para que Dilma fosse tornada ré, foi aprovado na madrugada de ontem por 59 votos favoráveis e 21 contrários, placar pior do que o resultado pela admissibilidade do pedido, em maio, que ficou em 55 a 22. Para afastar definitivamente a presidente, são necessários 54 votos – o equivalente a dois terços do total de senadores. A expectativa é de que o julgamento dure cerca de cinco dias e comece em duas semanas. “No mais tardar, no dia 25. Está mais do que razoável que se comece no máximo no dia 25”, disse Berchmans.


Enquanto a defesa não entrega as alegações finais, deputados do PT protocolaram denúncia na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Eles apontam nulidades no processo de impeaqchment. O advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, pode também pedir a nulidade do processo no STF.


DENTRO DO ESPERADO


O presidente em exercício, Michel Temer, assistiu em seu gabinete, no Palácio do Planalto, à sessão do Senado que decidiu, na madrugada, tornar ré a presidente afastada Dilma Rousseff. “Correu tudo conforme o esperado”, disse Temer, no terceiro andar do Planalto, com seu habitual tom comedido. Ao seu lado, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, lembrou que, mais uma vez, suas estimativas chegaram bem perto do resultado da votação. Padilha previu de 58 a 60 votos a favor do parecer do relator. Diante do avanço do processo de impeachment, Temer manterá a programação da viagem para a China. Ele pretende participar da cúpula do G-20, nos dias 4 e 5 de setembro, em Hangzhou.


'Golpe' fora da carta

Em mais uma reunião ontem com aliados, para concluir a carta ao povo brasileiro, a presidente afastada Dilma Rousseff aceitou retirar a palavra “golpe” do texto para não melindrar senadores e dificultar ainda mais a remotíssima chance de vitória na votação final do impeachment. Pessoalmente, Dilma queria manter os ataques na redação final, mas foi orientada por senadores, durante almoço no Palácio da Alvorada ontem, a restringir-se à análise do atual momento e aos riscos que ele representa para a democracia brasileira.


“Será tudo no condicional. Se essa votação terminar assim, essa situação resultará em riscos para a estabilidade do país”, confirmou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Dilma manteve, no entanto, o desejo de colocar em sua carta – que terá um tom mais autoral de quem está sendo protagonista do episódio – a proposta de convocação de um plebiscito para que a população decida se haverá ou não novas eleições presidenciais.


Essa ideia encontra forte resistência da cúpula do PT e nos movimentos sociais. “Nós dissemos a ela que não perderia o apoio do partido nem dos movimentos se insistisse na tese das novas eleições”, declarou o senador Humberto Costa (PT-PE). Na prática, contudo, os adversários da proposta não vão às ruas defendê-la a partir de agora. No máximo, evitarão fazer críticas públicas para não constranger ainda mais a presidente afastada.


Ainda não há consenso de quando a carta será divulgada. Poderá ser entre hoje e terça-feira, dependendo da necessidade de novas conversas para afinar o texto. Quanto à votação na madrugada de ontem que transformou Dilma em ré, Costa disse que estava dentro do esperado. “Não queríamos ter uma votação menor do que a primeira (os petistas tiveram 21 votos contra 22 no primeiro pleito). “Tivemos 21 no texto principal e 22 em alguns dos destaques. Combinamos que não iríamos, nessa fase, expor quem está disposto a votar conosco na votação final”, explicou a senadora Gleisi Hoffmann.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também está na cidade. Na segunda, ele se reuniu com Dilma no Palácio da Alvorada e, ontem, encontrou-se com deputados e senadores petistas em um hotel da cidade. Lula quer pensar no pós-impeachment, já que, nas conversas de ontem, poucos acreditam na reversão do quadro atual.

Áudios de Lula

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) recomendando a cassação da liminar do presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, e determinando ainda que as gravações de telefonemas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanecessem na 13ª Vara Federal de Curitiba, sob responsabilidade do juiz Sérgio Moro. Na decisão, Lewandowski afirmou que os áudios de conversas entre Lula e autoridades com direito a foro especial deveriam ficar separadas das demais e em sigilo, até o relator da Lava-Jato no STF, ministro Teori Zavascki, decidir o destino do material. No parecer, Janot disse que Moro não usurpou a competência do STF. Em representação encaminhada ao Supremo, a defesa argumentou que Moro usurpou a competência do STF quando decidiu retirar o sigilo das gravações, em junho.

Enquanto isso...

...ministra no comando do STF

A ministra Cármen Lúcia será a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos próximos dois anos, em substituição a Ricardo Lewandowski, que deixa o cargo em 10 de setembro. O plenário elegeu também o ministro Dias Toffoli para vice-presidente da Corte no próximo biênio. A posse dos dois está marcada para 12 de setembro. A eleição foi rápida e protocolar, já que a Corte tem a tradição de escolher o ministro com mais tempo de casa que ainda não presidiu o tribunal. Mineira, a ministra foi indicada a uma vaga na Corte em 2006 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi advogada e procuradora do Estado de Minas Gerais. Cármen Lúcia será a segunda presidente mulher do STF. A primeira foi a ministra Ellen Gracie, também a primeira mulher a integrar o tribunal.

Os próximos passos
Depois da Olimpíada do Rio, que termina no dia 21, processo contra Dilma vai avançar no Congresso

» 25 ou 26 de agosto
São as duas datas ainda indefinidas que podem dar início do processo de votação final em plenário sobre o afastamento definitivo de Dilma Rousseff. O julgamento da presidente afastada só poderá ser realizado daqui, no mínimo, 10 dias, a contar a partir da próxima segunda-feira, dia 15. Decisão cabe ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

» Entre 29 e 30 de agosto
O término do processo no plenário do Senado deve ocorrer até dia 30, segundo o Palácio e o Senado, embora no STF a previsão é de que o julgamento dure ao menos uma semana. E Lewandowski já avisou que não vai convocar os parlamentares no fim de semana, hipótese levantada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

» 2 de setembro
É quando o presidente em exercício, Michel Temer, embarca para a China para representar o país no G-20, que ocorre entre 4 e 5 de setembro. Ele deseja ir ao evento confirmado no cargo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)