SIGA O EM

"Conheço bem os problemas da capital", diz Luis Tibé, candidato a prefeito de BH

Deputado diz que vai priorizar a segurança pública e população será tratada com mais respeito

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 1062172, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Carlos Altman - 22/9/09', 'link': '', 'legenda': '', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2016/08/02/790056/20160802071441443840o.jpg', 'alinhamento': 'left', 'descricao': ''}]

postado em 02/08/2016 06:00 / atualizado em 02/08/2016 07:18

Isabella Souto /Estado de Minas

Carlos Altman - 22/9/09

Ao lado de mais seis partidos políticos, o deputado federal Luis Tibé (PTdoB) espera vencer a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte para resolver o problema da criminalidade e melhorar o atendimento público à população. Ao dizer ter orgulho da profissão que escolheu, o candidato assegura que fará uma campanha baseada no trabalho da militância e sem “comprometimento” com grupos econômicos. “Levamos 5 mil pessoas para a convenção no sábado, o que mostra que será uma campanha alegre, motivada, onde as pessoas sabem que vão ter voz. Este é o diferencial da nossa campanha”, disse ele em mais uma entrevista da série realizada pelo Estado de Minas com os candidatos a prefeito da capital mineira.

Por que o eleitor de Belo Horizonte deve votar no senhor?
Acho que o motivo principal é que a minha não é uma candidatura definida em gabinete. Foi construída pela própria população, por um conjunto de partidos. Temos o maior grupo de pré-candidatos, com 360 nomes, o que é um terço dos candidatos da cidade. Esse arco de alianças mostra que é uma candidatura que surgiu naturalmente. (A coligação terá seis partidos ao lado do PTdoB: PRT, PSL, PTC, PEN, PPL e Solidariedade). A gente tem uma relação profunda com a cidade, temos identificação com Belo Horizonte. A maioria dos candidatos é de outros lugares, às vezes nem são votados na cidade. Morei minha vida inteira em BH e conheço bem os problemas da cidade.

Qual é o principal problema hoje em Belo Horizonte? Se for eleito, como vai resolvê-lo?

Belo Horizonte tem vários problemas, mas hoje o mais crônico e que afeta a todos é a segurança pública. Além dos pontuais, como saúde, educação, segurança, que são uma discussão comum. A segurança é um problema que aflige todas as partes da cidade, então é preciso, por exemplo, uma campanha intensa para iluminar a cidade. Esse tipo de coisa também coíbe a violência. A iluminação reduz em 30% a incidência de furtos. Apesar de a segurança não ser um problema do município, a prefeitura tem que atuar. Outro problema é a falta de atenção do prefeito com a população. O mais importante que pode fazer é ter a certeza, e passar isso para o funcionalismo, que estão ali funcionários da população. A população tem que ser tratada com respeito, o funcionário tem que estar ali para atendê-la. Isso já daria um ganho grande para a cidade.

As campanhas do senhor são marcadas por muito material gráfico. Com os novos limites de gastos e a proibição de doações por empresas, como será a campanha para a prefeitura?
Esse é o grande engano cometido por pessoas que não têm noção. A nossa propaganda tem um visual grande, mas com militância. É uma propaganda muito barata. Caro são essas empresas de publicidade. A minha campanha terá o maior visual pelo número de candidatos e pela militância. Levamos 5 mil pessoas para a convenção no sábado, o que mostra que será uma campanha alegre, motivada, onde as pessoas sabem que vão ter voz. Esse é o diferencial da nossa campanha. Apesar de não ter financiamento de empresas, muitas pessoas vão contribuir e vamos aceitar ajuda das pessoas de bem, sem comprometer em nada essa campanha.

O partido do senhor elegeu quatro vereadores e agora tem apenas um. A sua candidatura a prefeito é também uma forma de fortalecer a chapa para a Câmara?
A nossa candidatura, desde o início, veio da constatação e percepção da necessidade de um prefeito que tenha uma gestão diferente. Na eleição passada, fomos o segundo partido em voto nominal. A candidatura majoritária não tem nada a ver com a disputa proporcional. Claro que ter um candidato a prefeito ajuda, mas não é esse o motivo da minha candidatura.

Caso não chegue ao segundo turno, qual lado o senhor apoiará?
Essa hipótese não passa pela minha cabeça. Não cogito apoiar alguém. Tenho convicção de que vou para o segundo turno pelo perfil da nossa candidatura e por rodar as ruas da cidade.

Estando no segundo turno, o senhor vai buscar o apoio de quem?
Quem vai definir os apoio são os partidos que começaram e construíram essa candidatura. Mas é claro que vamos restringir (os apoios) sim. Queremos um arco de alianças com pessoas que coadunem com as nossas ideias e propósitos. Não sabemos quem vai para o segundo turno, mas a ideia é não ter comprometimento com ninguém, como no modelo atual. Vemos claramente que as candidaturas não têm compromisso com Belo Horizonte, mas com um projeto de manutenção do governo do estado, do prefeito que quer chegar ao governo do estado ou ao Senado. Nós queremos uma cidade bem administrada, tornar Belo Horizonte uma cidade alegre de novo, inovadora, com internet nas praças, que as pessoas aproveitem a cidade.

Nestas eleições, o número de deputados federais que vão disputar cargos de prefeito caiu em relação às disputas anteriores. Uma das alegações é que os parlamentares estão evitando se expor, diante da crise política. O que o senhor acha disso? Não teme essa exposição?
Eu acho que quem deixa de disputar uma eleição porque tem medo ou vergonha de ser político, deveria deixar de ser político. O dia que não tiver amor pelo que eu faço, eu mudo de profissão. ´A política é muito desgastante, deixamos parte de nossa vida pessoal, mas tenho orgulho e acho que é uma das profissões mais nobres e importantes. Hoje os políticos têm uma visão ruim por parte da população, mas tenho orgulho dessa profissão.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Wagner
Wagner - 03 de Agosto às 11:09
Esse sujeito é o MAIOR poluidor visual que conheço.Sempre nas eleições essa cara feia dele aparece em todos os locais de BH.Deve ter muito dinheiro para a publicidade..JAMAIS VOTARIA NESSE POLUIDOR VISUAL.UM LIXO
 
CARLOS
CARLOS - 02 de Agosto às 20:33
" Político engana todo mundo.. Menos o caboco..ele deu azar na macumba do malandro..ah lá O caboco caguetou ele Hoje ele pede, pede, pede de você .. Amanhã vai vai te fudê.." BEZERRA DA SILVA !!!
 
CARLOS
CARLOS - 02 de Agosto às 20:31
"Meu irmão se liga No que eu vou lhe dizer Hoje ele pede seu voto Amanhã manda a polícia lhe bater BEZERRA DA SILVA !!! Meu irmão se liga No que eu vou lhe dizer Hoje ele pede seu voto Amanhã manda os homem lhe prender "
 
Jacqueline
Jacqueline - 02 de Agosto às 19:17
Ainda bem que agora temos um candidato de BH e que conhece a realidade dessa cidade,voto e confio em vc Tibé.
 
Gilsimar
Gilsimar - 02 de Agosto às 15:23
É isso que a cidade precisa: alguém que ouça mais as pessoas, que tenha a honestidade, a ética e a competência como qualidades basilares do administrador púbico. Nesse cara eu acredito. Luis Tibé transformará nossa cidade!
 
alysson
alysson - 02 de Agosto às 13:50
Deviamos comemorar quando aparece um candidato, nascido em BH. Candidaturas assim desafiam os ricos empresários que se candidatam prefeito para depois se beneficiarem. Nenhum milionário quer receber salário de prefeito se não tiver retorno. Tibé me parece que é uma boa opção de voto. Existe é claro o kalil que também é diferente.
 
PonchoSampedro
PonchoSampedro - 02 de Agosto às 12:35
Pronto, já conseguiu seus 15 minutos de fama, agora deixa o debate para gente mais séria.
 
César
César - 02 de Agosto às 12:20
Deputado TIBÉ, só quero lembrar o senhor que a SEGURANÇA PÚBLICA é de responsabilidade do estado, não prometa o que não possa cumprir, você é fraco.
 
Jose
Jose - 02 de Agosto às 13:00
César, não estou aqui para defender ninguém, porém vivo na região nordeste de BH, e seu que o Tibé somente este ano, destinou de sua emenda parlamentar R$1.050.000,00 para compra de bases moveis da PMMG. Ele como homem público tem sim que se sentir responsável pela segurança pública. Procure se informar. Grande Abraço.
 
Juan
Juan - 02 de Agosto às 12:01
Luis Tibé tem meu voto! Belo Horizonte precisa de renovação, precisa de mais vida, precisa da alegria dos cidadãos ao desfrutar de uma sociedade igualitária e justa. Concordo com o Alex que todos os candidatos na história fazem o mesmo discurso. Mas vamos pensar um pouco, seria ilógico discursar em cima de assuntos que a cidade não carece, não é mesmo?! Portanto, se BH precisa de segurança o discurso tem que ser em cima disso mesmo. Chega do eixo PSDB e PT! Vamos renovar o governo e dar crédito para aqueles que são vistos como "pequenos", mas que fazem muito mais do que os ditos "grandes", que
 
FelipeGuerra
FelipeGuerra - 02 de Agosto às 13:03
precisamos renovar é o nível dos comentaristas, colocar gente mais inteligente..., né ô anta?
 
Marcus
Marcus - 02 de Agosto às 11:57
Tibé qual a sua formação academica?Onde mora?Vai plantar batata,meu amigo.
 
Alexandre
Alexandre - 02 de Agosto às 11:57
Chega a ser dolorido ler pessoa criticando sem ter o mínimo de conhecimento! Quando for falar pesquisa primeiro! OLHA OS RECURSOS QUE FORAM ENVIADOS PELO LUÍS TIBÉ COMO DEPUTADO PARA A SAÚDE DE BH!!! É DE LONGE O QUE MAIS FEZ! E POR ISSO TEM MEU VOTO! Fala do que é real!!!! E NEM TO FALANDO DE OUTROS RECURSOS, PROJETOS E AÇÕES!!! PESQUISA AI!!!
 
rogerio
rogerio - 02 de Agosto às 11:49
Tibé é do bem, quem fala mal não o conhece. Este cara mudou a vida de milhares de Belohorizontinos. Parabéns Tibe pelo seu lado social, pessoa que pensa no próximo. Comentários maldosos só pode ser de militantes que jogam sujo. Este tipo de política nós já cansamos. FORÇA TIBÉEEEEE. DEUS TE ABENÇÕE AINDA MAIS PARA UMA BH MELHOR DE SE VIVER.
 
FelipeGuerra
FelipeGuerra - 02 de Agosto às 13:03
meu deus...
 
RICARDO
RICARDO - 02 de Agosto às 11:46
Que bom. Esse cara é diferente. um deputado muito acessível e próximo população. Nossa cidade está nas mãos dos mesmos caras faz muito tempo. Isso tem que mudar. Pimentel, PT, Aecio com PSDB... Márcio Lacerda com esse Paulo Brant. Chega!!!
 
Alex
Alex - 02 de Agosto às 11:31
Muita calma candidato. Todos os que se apresentam para esta tarefa fazem este discurso ou alegam que representam "o novo". Uma vez eleitos só fazem "mais do mesmo". Nada muda. Veremos na eleição o discurso asqueroso de sempre (de todos os partidos e seus ungidos).
 
Bruno
Bruno - 02 de Agosto às 11:31
Com o mesmo respeito que esse cidadão trata a cidade ao deixar propaganda eleitoral sua espalhada em vários pontos por anos após as eleições. Sei...
 
César
César - 02 de Agosto às 12:24
Falou e disse, #MITOU
 
Andre
Andre - 02 de Agosto às 11:31
Idiotas quem ainda cai nos contos do vigário desses políticos cara de pau. Abraçam os pobres, andam de mão dadas com os pobres, prometem à rodo mundos e fundos. No fim só querem saber de roubar e mais nada. Chega!!! cansou!!!. Todo politico no Brasil é corrupto e vagabundo...
 
CARLOS
CARLOS - 02 de Agosto às 11:22
meu DEUS!!! tenha piedade de nós! eros, joão leite, sargento garcia (zorro), "tibet " (tão longe...), alexandre kaiu, etc... vou votar no zé das couves!
 
rafael
rafael - 02 de Agosto às 11:17
Se o seu foco for mesmo a segurança pública, faça como o Prefeito de Curitiba q investiu nos funcionários da Prefeitura, equipando e dando bons salários para os Guardas Municipais, abrindo concursos, nos países de primeiro mundo é assim, então candidato, se realmente quer fazer algo, valorize os seus funcionários,
 
Alex
Alex - 02 de Agosto às 11:16
Já estava desanimado com a eleição deste ano pois ate agora só tinha aparecido estes candidatos que nem são de BH, que governam para eles mesmos e esquecem do povo. Agora já tenho candidato, se queremos um governo novo de verdade é só com Tibé. Falo porque conheço bem os candidatos e o único que tem o meu voto e o da minha família é Luís Tibé.
 
CARLOS
CARLOS - 02 de Agosto às 11:08
conhece , mas nunca fez nada pelos seus habitantes ! vou no popular: PARASITA DO BOLSO ALHEIO !
 
Douglas
Douglas - 02 de Agosto às 15:57
Cite alguns nomes que são bons!
 
Weber
Weber - 02 de Agosto às 11:02
Luis Tibé é inovação. Sair da mesmice que tem permeado a política de BH dominada atualmente por empresários e coronéis da política. Tibé é um cara que facilmente encontramos andando pela cidade, conhece Belo Horizonte, é de Belo Horizonte, conhece Belo Horizonte e gosta da nossa cidade. Tem meu voto, minha confiança e torcida. #LuisTibéPrefeito
 
Eusimar
Eusimar - 02 de Agosto às 10:44
Cheio de militante aqui...
 
Carlos
Carlos - 02 de Agosto às 10:33
O Tibé entrou no centrão e mostrou o que é na política! Nota zero, não tem meu voto! Aliás nunca vi tanto candidato ruim como agora: João Leite? Eros Biondini? Sargento Rodrigues? Meus Deus, socorro!!!!!!!!!
 
Remy
Remy - 02 de Agosto às 10:31
Trabalho incansável! Ótima e melhor opção sem dúvida no cenário político da capital! Procurem saber dos trabalhos desempenhados... a região nordeste já está mais segura com as novas bases móveis da PMMG que foi solicitação dele a 2 anos atrás! Parabéns Luís Tibé! Estamos contigo!!!!
 
César
César - 02 de Agosto às 12:27
Só se for na sua casa.
 
Alexandre
Alexandre - 02 de Agosto às 10:25
Tenho acompanhado a vida pública de Luís Tibé, atuante e sempre presente na realidade de belo horizonte! com projetos de leis que realmente são voltados para o bem comum, e vários recursos destinados a BH! TEM MEU VOTO E DA MINHA FAMÍLIA!!!! será com certeza o melhor prefeito da história de BH!!! #alexandresantos #luistibe #novoslideres
 
Helson
Helson - 02 de Agosto às 10:25
m excelente nome para assumir a prefeitura,conheço seu trabalho, tem feito muito como deputado tanto para Belo Horizonte quanto para Minas Gerais,pode contar comigo e com minha família,precisamos de um prefeito que ouça o clamor da população,não que faz da cidade um canteiro interminável de obras.
 
Daniel
Daniel - 02 de Agosto às 10:22
O que é uma frase de efeito né? Conhece bem os problemas da capital??? Todo belorizontino também conhece! Precisamos de alguém que "sabe o que fazer para resolver os problemas da capital" e principalmente, RESOLVA!!!!!
 
Helson
Helson - 02 de Agosto às 10:19
U m excelente nome para assumir a prefeitura,conheço seu trabalho, tem feito muito como deputado tanto para Belo Horizonte quanto para Minas Gerais,pode contar comigo e com minha família,precisamos de um prefeito que ouça o clamor da população,não que faz da cidade um canteiro interminável de obras.
 
bruno
bruno - 02 de Agosto às 10:06
O tibe eu defendo, tive depressaõ a 03 anos, mas o conheci no projeto valorizar. Me curei e ainda me formei em mecanica de motos. Conte comigo tibe. Quem conhece seu trabalho não esquece jamais. forte abraço
 
Jose
Jose - 02 de Agosto às 10:02
Conheço o Tibé desde quando era vereador! Sempre votei nele e conheço todos seus projetos. Inclusive venho agradecer às bases movéis da PMMG que o Tibé conseguiu para o Concóridoa e Lindéia... Conte comigo!!!
 
rogerio
rogerio - 02 de Agosto às 09:16
Quem realmente o conhece, sabe o grande trabalho de formação que fez na regiao que moro. Este cara formou milhasres de pessoas do bem aqui na Renna, Ipiranga no Concórdia. Eu voto nele, pois dos outros nunca vi fazer nada.LUIS TIBE se tiver a oportunidade de ler conte comigo e minha familia, faz um comicio aqui também . obrigado. Sociedade unida, juntos com Fé apoiamos Tibé.
 
AGHA
AGHA - 02 de Agosto às 09:57
Tomara que ele tenha só o seu voto.
 
Thomaz
Thomaz - 02 de Agosto às 09:02
Mais um pilantra oportunista.
 
FA
FA - 02 de Agosto às 08:34
Tibé conhece bem os muros da cidade que sempre sujou com pichações e cartazes. "Tibé o sujo!" Este deveria ser seu slogan! Quem conhece não vota!!!!
 
Daniel
Daniel - 02 de Agosto às 10:23
Muito bem lembrado! Como tinha cartaz desse cara emporcalhando a cidade, santo Deus!
 
rodrigo
rodrigo - 02 de Agosto às 08:09
Picareta nato! Sangue suga e mafioso! Quem te conhece não vota jamais, vaza de minas gerais!
 
César
César - 02 de Agosto às 12:28
Pague o FUSCA TIBÉ.
 
Monica
Monica - 02 de Agosto às 12:26
O Luiz Tibé cresceu na região nordeste, tem uma família idônea como ele. Se dedica ao bem da população e irá fazer um ótimo governo. Oportunistas são candidatos que não tem qualquer condição de assumir um cargo público por não ter história, educação, cultura e conhecer todas as regiões de Belo Horizonte seja qual for independente de classe social e situação econômica. O que Belo Horizonte precisa é de um prefeito que se preocupe com a cidade e não com segmentos específicos. Quem usa essa matéria para denegrir sua imagem demonstra o nível baixíssimo de conhecimento do Sr Luiz Tibé.