(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chefe do cerimonial do Planalto é dispensado e vai assumir Embaixada em Cuba


postado em 30/07/2016 16:13

Brasília, 30 - O chefe do cerimonial do Palácio do Planalto, Fernando Igreja, foi dispensado pelo presidente em exercício, Michel Temer. O governo agiu rápido para tratar o assunto como uma substituição de rotina, fazendo acertos para que Igreja assuma a Embaixada do Brasil em Cuba. Nos bastidores, porém, o fato é que há um descontentamento no Planalto porque o diplomata sempre foi um defensor da presidente afastada, Dilma Rousseff.

O comentário no núcleo do governo é que Igreja, remanescente do governo petista, chegou até mesmo a postar mensagens pró-Dilma no Facebook. Antes de ser enviado a Cuba, porém, o embaixador deverá assumir um posto em Pequim como encarregado de negócios. A exoneração "a pedido" do chefe do cerimonial foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de ontem, publicada neste sábado.

A dispensa de Igreja foi cuidadosamente planejada ao longo da sexta-feira, 29, com troca de telefonemas entre ministros, diplomatas e Temer, para evitar que a transferência do embaixador para Havana acabasse sendo interpretada como "retaliação". "Ele quer ir para Cuba mesmo", disse um ministro ao Estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)