(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Liminar determina que Minas Arena apresente contabilidade desde sua formação

A concessionária terá que fornecer a documentação pedida pelo deputado Iran Barbosa (PMDB) em até 15 dias


postado em 25/07/2016 16:18 / atualizado em 25/07/2016 16:41

O deputado estadual, Iran Barbosa (PMDB), conseguiu nesta segunda-feira na Justiça uma liminar para ter acesso aos dados da contabilidade do consórcio Minas Arena, que administra o estádio Mineirão. Na decisão, o juiz da 32ª vara cível de Belo Horizonte, Geraldo Carlos Campos, dá prazo de 15 dias para que as informações exigidas pelo parlamentar sejam fornecidas.

Entre a documentação que o consórcio terá que fornecer e que integra o pedido feito por Barbosa, está a disponibilização de todos os registros contábeis, assim como recibos, contratos e quaisquer outros demonstrativos de receita e despesas. A decisão atinge contratos de concessão do estádio do Mineirão com a Minas Arena desde a assinatura. “A liminar nos dá acesso praticamente irrestrito a toda movimentação financeira da Minas Arena”, disse o deputado.

De acordo com Iran Barbosa, a concessionária vinha se negando a prestar as informações solicitadas até ao Ministério Público, que prepara inquérito criminal, após o deputado apresentar denúncia da existência de irregularidades praticadas na administração do estádio. “O Ministério Público está com a ação bastante adiantada. Com essas informações agora o trabalho deve ser acelerado”, contou.

No início de junho, o deputado apresentou documentação ao MP em que alega que a Minas Arena se a empresa se apropriou indevidamente de cerca de R$ 94 milhões. Esse seria o valor do lucro líquido que a empresa obteve, mas que foi declarado como “reserva de subvenção”, que são recursos transferidos pelo governo para contratos desse tipo para serem usados em obras no estádio.

Nesse montante também estão incluídos cerca de R$ 49 milhões que a concessionária deveria ter repassado para os clubes - a maior parte desse volume para o Cruzeiro, que tem contato de exclusividade com a Minas Arena – e que teriam sido desviados por meio de fraudes como declaração de renda de jogos menores do que a obtida de fato.

A reportagem entrou em contato com a Minas Arena e aguarda seu posicionamento. No dia em que foi feita a denúncia por Iran Barbosa, a concessionária rebateu as acusações de irregularidades e as considerou “absurdas” e que todas as operações do Mineirão auditadas por “Verificador Independente”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)