(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morte de Hélio Garcia encerra um estilo de fazer política em Minas

Cor­re­li­gi­o­ná­ri­os, ad­mi­ra­do­res e fa­mi­li­a­res pres­ta­ram ho­me­na­gens ao ex-go­ver­na­dor Hé­lio Gar­cia, que mor­reu nessa segunda-feira (6), aos 85 anos, em Be­lo Ho­ri­zon­te, ví­ti­ma de pneu­mo­nia


07/06/2016 06:00 - atualizado 07/06/2016 07:23

Mi­nas per­de o po­lí­ti­co que não gos­ta­va de ho­lo­fo­tes, mas ama­va os bas­ti­do­res: Po­lí­ti­ca de­ve ser fei­ta à noi­te
Mi­nas per­de o po­lí­ti­co que não gos­ta­va de ho­lo­fo­tes, mas ama­va os bas­ti­do­res: Po­lí­ti­ca de­ve ser fei­ta à noi­te (foto: Arquivo/EM)

Ca­sos, mui­tos que já in­te­gram o fol­clo­re da po­lí­ti­ca mi­nei­ra, fo­ram re­lem­bra­dos por ami­gos e cor­re­li­gio­ná­rios po­lí­ti­cos, du­ran­te o ve­ló­rio do ex-go­ver­na­dor Hé­lio Gar­cia. Ele mor­reu nessa segunda-feira (6) pe­la ma­nhã, aos 85 anos, em Be­lo Ho­ri­zon­te, em de­cor­rên­cia de com­pli­ca­ções cau­sa­das por uma pneu­mo­nia. A doen­ça atin­giu o ho­mem de­bi­li­ta­do men­tal­men­te, que fa­zia uso de mar­ca­pas­so e ti­nha in­su­fi­ciên­cia vas­cu­lar.  Sur­preen­den­do até o úl­ti­mo mi­nu­to, em de­se­jo ex­pres­so por es­cri­to, Hé­lio Gar­cia pe­diu que fos­se cre­ma­do e, se ve­ló­rio hou­ves­se, que fos­se rá­pi­do. Por is­so a fa­mí­lia pre­fe­riu que o cor­po fos­se tras­la­do di­re­ta­men­te ao Ce­mi­té­rio e Cre­ma­tó­rio Par­que da Co­li­na, na Zo­na Oes­te da ca­pi­tal, em vez de ve­lá-lo no Pa­lá­cio da Li­ber­da­de, co­mo de pra­xe em ca­so de mor­te de ex-go­ver­na­do­res.

Por vol­ta das 15h o cor­po foi re­ce­bi­do no ce­mi­té­rio por ca­de­tes da Po­lí­cia Mi­li­tar, que dis­pa­ra­ram ti­ros de fes­tim e, em­pu­nhan­do as ban­dei­ras de Mi­nas e do Bra­sil, abri­ram alas pa­ra o adeus ao úl­ti­mo de uma ge­ra­ção de gran­des po­lí­ti­cos que cu­nha­ram o fol­clo­re da po­lí­ti­ca mi­nei­ra na his­tó­ria na­cio­nal. Du­ran­te três ho­ras, mais de mil pes­soas pas­sa­ram pe­lo ve­ló­rio pa­ra pres­tar so­li­da­rie­da­de às fi­lhas Adria­na, An­dréa e Da­nie­la, que re­ce­be­ram cum­pri­men­tos de an­ti­gos cor­re­li­gio­ná­rios e ami­gos, e à ex-mu­lher Mar­ga­ri­da Si­lé­sio.

Es­ti­ve­ram pre­sen­tes no ve­ló­rio o go­ver­na­dor Fer­nan­do Pi­men­tel, o pre­fei­to Mar­cio La­cer­da (PSB), os ex-go­ver­na­do­res Aé­cio Ne­ves (PS­DB), Al­ber­to Pin­to Coe­lho (PP), Newton Car­do­so (PMDB) e Eduar­do Aze­re­do (PS­DB), o ex-se­na­dor Ar­lin­do Por­to, o ex-pre­fei­to Sér­gio Fer­ra­ra (1985-1989), o ex-de­pu­ta­do fe­de­ral que foi se­cre­tá­rio da Fa­zen­da em seu go­ver­no, Ro­ber­to Brant, en­tre tan­tos ou­tros po­lí­ti­cos co­mo o de­pu­ta­do Sa­rai­va Fe­li­pe, o ex-pre­si­den­te da As­sem­bleia Di­nis Pi­nhei­ro e jor­na­lis­tas co­mo JD Vi­tal e Már­cio Fa­gun­des, en­tre ou­tros que cru­za­ram e, em al­gum mo­men­to, fi­ze­ram par­te de sua tra­je­tó­ria po­lí­ti­ca.  O cu­ra­dor de Gar­cia, Fran­cis­co Luiz Mo­rei­ra Pen­na la­men­tou a mor­te: “Foi-se um ami­go de 50 anos”.

Não fal­ta­ram his­tó­rias. Ao co­men­tar a sua cam­pa­nha ao Se­na­do, em 1994, com a can­di­da­tu­ra de­ci­di­da em úl­ti­ma ho­ra, Ar­lin­do Por­to, que era vi­ce de Hé­lio em seu se­gun­do man­da­to (1991-1994), ti­nha ape­nas 45 dias pa­ra ba­ter o fa­vo­ri­to, o en­tão ex­poen­te pe­tis­ta Vir­gí­lio Gui­ma­rães. “Sem­pre nas ma­dru­ga­das ele sen­ta­va-se ao la­do do te­le­fo­ne e dis­pa­ra­va li­ga­ções aos pre­fei­tos e alia­dos no in­te­rior”, lem­bra Ar­lin­do Por­to. Um dia, ao in­da­gar-lhe o por­quê do ho­rá­rio in­con­ve­nien­te, Hé­lio ex­pli­cou: “Quan­do re­ce­bem um te­le­fo­ne­ma na­que­le ho­rá­rio, já pe­la ma­nhã, a pri­mei­ra coi­sa que vão fa­zer é ir pa­ra rua con­tar que fo­ram cha­ma­dos pe­lo go­ver­na­dor de ma­dru­ga­da, que pe­diu vo­tos pa­ra Ar­lin­do Por­to”.

Levado por cadetes da PM, o corpo do ex-governador foi coberto com as bandeiras de Minas e do Brasil
Levado por cadetes da PM, o corpo do ex-governador foi coberto com as bandeiras de Minas e do Brasil (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O ex-pre­fei­to Sér­gio Fer­ra­ra, que se sen­tou à ca­dei­ra gra­ças ao apoio de­ci­si­vo de Hé­lio Gar­cia nas elei­ções mu­ni­ci­pais de 1985, lem­bra co­mo des­ban­cou a can­di­da­tu­ra en­tão fa­vo­ri­ta de Mau­rí­cio Cam­pos. “An­dá­va­mos em cor­po a cor­po pe­las ruas e eu, que ti­nha um pro­ble­ma fí­si­co, fi­ca­va sem­pre pa­ra trás”, con­ta Fer­ra­ra. “Eu cha­ma­va: ‘Hé­lio, me es­pe­ra. O can­di­da­to sou eu’”, afir­ma. Na­que­la cam­pa­nha, um pa­dre, ati­vis­ta de mo­vi­men­tos so­ciais, pe­diu que o en­tão go­ver­na­dor as­si­nas­se um com­pro­mis­so de cons­truir ca­sas po­pu­la­res. Hé­lio rea­giu: “Não vou as­si­nar na­da. Sou da épo­ca do fio do bi­go­de. Se acre­di­tar em mim, bem. Se­não, amém”. Saiu an­dan­do. Cum­priu a pro­mes­sa.

Mui­tas pes­soas que par­ti­lha­ram da in­ti­mi­da­de do ex-go­ver­na­dor, en­fer­mei­ros, gar­çons, fo­ram dar o adeus ao po­lí­ti­co que ad­mi­ra­ram, co­mo Alaí­de Jo­sé Al­ves, de 82 anos, que foi go­ver­nan­ta do pa­lá­cio e ba­bá das fi­lhas, o fun­cio­ná­rio pú­bli­co que era ga­ri Lu­cas Al­ves Ra­mos e o en­fer­mei­ro que cui­dou do ex-go­ver­na­dor nos úl­ti­mos 11 anos. “Foi um ser hu­ma­no ex­traor­di­ná­rio. Sim­ples, gos­ta­va de gen­te e ti­nha o dom de tra­tar a to­dos co­mo iguais”, afir­ma Do­ni­zet­ti Ri­bei­ro.

Trajetória vem de família


O ex-go­ver­na­dor Hé­lio Gar­cia nas­ceu em San­to An­tô­nio do Am­pa­ro, Sul de Mi­nas, em 16 de mar­ço de 1931, fi­lho de Jú­lio Gar­cia, ex-pre­fei­to de Per­dões, e de Car­me­li­ta Car­va­lho Gar­cia. O seu avô ma­ter­no, An­tô­nio Car­los Car­va­lho, foi fun­da­dor do Ban­co de Mi­nas Ge­rais e um dos sig­na­tá­rios do Ma­ni­fes­to dos Mi­nei­ros (1943), do­cu­men­to em que a eli­te li­be­ral mi­nei­ra de­nun­cia­va a di­ta­du­ra do Es­ta­do No­vo (1937-1945) de Ge­tú­lio Var­gas e rei­vin­di­ca­va a re­de­mo­cra­ti­za­ção do país.

For­ma­do em di­rei­to, co­me­çou a car­rei­ra po­lí­ti­ca ele­gen­do-se de­pu­ta­do es­ta­dual em 1962, du­ran­te o go­ver­no de Ma­ga­lhães Pin­to. Go­ver­na­dor de Mi­nas por duas ve­zes, pre­fei­to de Be­lo Ho­ri­zon­te, de­pu­ta­do fe­de­ral for­ma­do nas es­co­las do ude­nis­ta Ma­ga­lhães Pin­to e pes­se­dis­ta Tan­cre­do Ne­ves, Hé­lio Gar­cia mar­cou a po­lí­ti­ca mi­nei­ra, prin­ci­pal­men­te no pe­río­do com­preen­di­do en­tre os anos 80 e a pri­mei­ra me­ta­de da dé­ca­da de 90.

Es­co­lhi­do por Tan­cre­do Ne­ves pa­ra ser, em 1982, o vi­ce em sua cha­pa na dis­pu­ta ao go­ver­no de Mi­nas, te­ve pa­pel fun­da­men­tal não ape­nas na cam­pa­nha que der­ro­tou nu­ma dis­pu­ta aper­ta­da o can­di­da­to do go­ver­no mi­li­tar, Eli­seu Re­sen­de, do Par­ti­do De­mo­crá­ti­co So­cial (PDS). Hé­lio foi tam­bém um dos prin­ci­pais ar­ti­cu­la­do­res do Acor­do de Mi­nas, que ga­ran­tiu a re­pe­ti­ção no es­ta­do das ne­go­cia­ções que via­bi­li­za­ram a for­ma­ção da Alian­ça De­mo­crá­ti­ca – , co­li­ga­ção do PMDB com a Fren­te Li­be­ral (dis­si­dên­cia do PDS li­de­ra­da por Au­re­lia­no Cha­ves) – pa­ra o lan­ça­men­to da can­di­da­tu­ra de Tan­cre­do à Pre­si­dên­cia em agos­to de 1984.

Os úl­ti­mos anos de sua vi­da fo­ram re­clu­sos. Hé­lio pou­co saía de sua ca­sa na rua Pa­ra­ca­tu do bair­ro San­to Agos­ti­nho. En­fren­tou di­ver­sos pro­ble­mas de saú­de. Lap­sos de me­mó­ria evo­luí­ram pa­ra es­que­ci­men­tos e di­fi­cul­da­des in­clu­si­ve de re­co­nhe­cer mes­mo pes­soas pró­xi­mas. Te­ve gra­ves pro­ble­mas cir­cu­la­tó­rios, os­teo­po­ro­se e in­su­fi­ciên­cia co­ro­ná­ria. Usa­va mar­ca­pas­so em de­cor­rên­cia de uma ar­rit­mia. Em ou­tu­bro de 2006, foi in­ter­di­ta­do.

Adria­na, fi­lha mais ve­lha, com o apoio da ir­mã do meio, An­dréa, foi a cu­ra­do­ra do pai até 2009, quan­do o ad­vo­ga­do Evan­dro de Pá­dua Abreu, que no se­gun­do go­ver­no de Hé­lio Gar­cia che­gou a acu­mu­lar vá­rias pas­tas, as­su­miu a fun­ção. Mas a ges­tão da cu­ra­te­la do an­ti­go cor­re­li­gio­ná­rio, que se es­ten­deu até 2012, trou­xe mais pro­ble­mas do que so­lu­ções. Evan­dro de Pá­dua foi con­de­na­do por ter dei­xa­do de efe­tuar pa­ga­men­tos e des­pe­sas es­sen­ciais co­mo pla­no de saú­de, con­tas de água, luz, te­vê por as­si­na­tu­ra, te­le­fo­ne fi­xo, ce­lu­lar, con­do­mí­nio, en­tre di­ver­sas ou­tras, o que le­vou à in­clu­são de Gar­cia no ca­das­tro de pes­soas inadim­plen­tes. Fran­cis­co Luiz Mo­rei­ra Pen­na foi no­mea­do cu­ra­dor em subs­ti­tui­ção a Evan­dro de Pá­dua.

"Não Brigo, mas também não faço as pazes"


Hé­lio ti­nha es­ti­lo úni­co. Odia­va as lu­zes da ri­bal­ta. Mas ama­va os bas­ti­do­res: “Po­lí­ti­ca de­ve ser fei­ta à noi­te, de cha­péu e so­bre­tu­do, den­tro de um tá­xi em mo­vi­men­to”, pre­ga­va. Era dis­cre­to. Pen­sa­va mui­to e fa­la­va pou­co. Mas quan­do o fa­zia, usa­va o seu ar­se­nal de ti­ra­das. Não era nem cru­zei­ren­se, nem atle­ti­ca­no, mas ame­ri­ca­no “por par­te do pai, e pai não se con­tra­ria”, ex­pli­ca­va.

Gos­ta­va de di­zer que não ti­nha ini­mi­gos, por­que nem tem­po pa­ra fa­zer no­vos ami­gos ti­nha. Tam­bém re­pe­tia: “Não bri­go, mas tam­bém não fa­ço as pa­zes”.

De pou­cas pa­la­vras, era nos ges­tos em que a es­fin­ge se de­ci­fra­va. Na dé­ca­da de 90, cer­ta vez, a pe­di­do do en­tão pre­si­den­te Ita­mar Fran­co, Jo­sé Apa­re­ci­do foi con­ver­sar com Hé­lio no Pa­lá­cio das Man­ga­bei­ras. Um não con­fia­va no ou­tro. A “ri­xa” vi­nha de lon­ge: Zé Apa­re­ci­do, que era pee­me­de­bis­ta, sen­tiu-se pre­te­ri­do quan­do, em 1982, Hé­lio Gar­cia foi anun­cia­do por Tan­cre­do Ne­ves co­mo o seu vi­ce, po­si­ção que plei­tea­va mas, acre­di­ta­va, per­de­ra quan­do via­ja­ra pa­ra uma ci­rur­gia car­día­ca em Cle­ve­land, nos Es­ta­dos Uni­dos. Mais de 10 anos de­pois des­se epi­só­dio, Zé Apa­re­ci­do che­ga­va ao Pa­lá­cio da Li­ber­da­de le­van­do uma tes­te­mu­nha pa­ra a con­ver­sa com o go­ver­na­dor mi­nei­ro. Ao ser re­ce­bi­do por Hé­lio em pes­soa, no en­tan­to, no­tou que tam­bém ele se en­car­re­ga­ra de cha­mar não uma, mas duas tes­te­mu­nhas.

Ao man­dar re­ca­dos, Hé­lio era sem­pre cer­tei­ro: “No nos­so co­mí­cio te­re­mos ban­dei­ras bran­cas e pre­tas, azuis, ver­des e ama­re­las, ver­me­lhas, to­das, por­que não te­mos pre­con­cei­to de cor’”, anun­ciou em 1984, já go­ver­na­dor, du­ran­te a cam­pa­nha de rua de Tan­cre­do, des­ti­na­da a le­gi­ti­mar a dis­pu­ta in­di­re­ta à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca. Hé­lio mi­ra­va no go­ver­na­dor do Pa­rá, Jar­bas Bar­ba­lho, que ha­via man­da­do a po­lí­cia re­co­lher as ban­dei­ras ver­me­lhas de apoio a Tan­cre­do du­ran­te co­mí­cio .

Du­ran­te o pro­ces­so de im­pea­ch­ment do ex-pre­si­den­te Fer­nan­do Co­llor de Me­llo, per­ma­ne­ceu em si­lên­cio. Mas, quan­do Ita­mar Fran­co as­su­miu a pre­si­dên­cia, de­cla­rou que o país ti­nha o “de­ver mo­ral” de apoiar o seu an­ti­go ad­ver­sá­rio po­lí­ti­co.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)