(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente do TSE fala em jurisprudência para livrar Temer de cassação


postado em 07/06/2016 06:00 / atualizado em 07/06/2016 07:39

Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, citou nessa segunda-feira (6) uma jurisprudência de um caso do governo de Roraima que sinaliza para uma possível absolvição do presidente interino Michel Temer, no julgamento da ação no TSE que pede a cassação da chapa Dilma-Temer. Segundo Mendes, o ex-governador de Roraima Ottomar Pinto era julgado por crime eleitoral, mas morreu durante o processo. Seu vice assumiu o governo e foi inocentado. Segundo o tribunal, o responsável pelas contas seria o titular da chapa. “Essa é uma pista que se tem dessa matéria, mas será um novo caso, com novas configurações”, disse o ministro.

Antes, porém, Gilmar havia dito que o TSE não separa as contas de presidente e vice, e que “a responsabilidade recai sobre os dois (Dilma e Temer), mas que agora se coloca uma nova questão: num cenário que o impeachment venha a ser aceito, aí o processo teria que tramitar contra ele, não mais contra a presidente Dilma”. A ação no TSE, de autoria do PSDB, argumenta que a campanha eleitoral de 2014 recebeu dinheiro de empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, que desencadeou a Operação Lava-Jato.

SÓ EM 2017 Ao participar  nessa segunda-feira (6) do seminário “Brasil: desafios e perspectivas”, em São Paulo, Mendes afirmou que dificilmente o processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer terá condições de ser julgado ainda neste semestre porque ainda está na fase de instrução e depende do colhimento de provas, o que, segundo ele, demanda “algum tempo”. “Dificilmente esse processo vai ser julgado agora no segundo semestre. Provavelmente ficará para o próximo ano”, respondeu o ministro. Em abril, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, do TSE, determinou a um grupo de técnicos do tribunal a realização de perícias e depoimentos.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)