(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MPF exonera servidora responsável por prova polêmica

Teste de português para seleção de estagiários apresentou questões com teor político. Imagens foram divulgadas nas redes sociais e as perguntas foram anuladas


postado em 24/05/2016 14:06

Diante da polêmica envolvendo questões com conteúdo político na prova de seleção de estagiários para o Ministério Público Federal de Minas Gerais (MPF-MG), realizada no domingo passado, o órgão informou nesta terça-feira que exonerou do cargo em comissão a servidora responsável pela elaboração do teste e instaurou sindicância para apurar os fatos, “uma vez que as opiniões externadas nas questões não refletem a visão da instituição”, informou a instituição em nota.


De acordo com o MPF, também foram anuladas as perguntas de português que suscitaram questionamentos: três questões de português das provas para as áreas de Administração e Biblioteconomia; duas de Ciências Contábeis e Direito e quatro da prova de Comunicação Social.

A nota diz ainda que o órgão “reafirma seu compromisso com a atuação apartidária e impessoal em defesa da ordem jurídica e dos direitos e garantias fundamentais, bem como com os valores da transparência, da ética, da moralidade, da independência funcional e da unidade”.

Imagens das questões com teor político foram divulgadas nas redes sociais e constaram da prova de português, na qual os candidatos deveriam marcar qual alternativa não apresentava nenhum erro de gramática e ortografia. Na questão número 9, a alternativa "a", trazia o seguinte texto: "Os golpistas ficaram 'prostados' com a reação que se viu nas ruas em defesa da democracia". A opção "d" também tem menções à situação política do país: "O juiz infringiu a legislação ao divulgar o conteúdo de interceptações telefônicas".

Na questão seguinte, a 10, quase todas as alternativas têm conteúdo político, com ofensas aos parlamentares e a veículos de comunicação. Na letra "b", o texto diz que "o tráfego de influência é uma das práticas mais comuns na Câmara dos Deputados". Na alternativa "c" está escrito que "o analfabetismo político é um mal cada vez mais comum em quem assiste ao Jornal Nacional". Já na alternativa "d" o autor da prova afirma que "na atual 'conjetura' é preciso saber discernir entre fatos e manipulações".

Na questão 13, a ofensa está na alternativa "d": "Segundo renomados juristas, a presunção de inocência, 'apezar' de configurar direito constitucional, vem sendo ignorada pela Operação Lava Jato". Por fim, na questão 14, a alternativa "a" faz referência a supostos privilégios do Ministério Público: "Os membros do Ministério Público, recebem auxílio-moradia, mesmo quando possuem residência própria".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)