(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PF afasta seis vereadores suspeitos de corrupção em Governador Valadares

A fase 2 da Operação Mar de Lama foi deflagrada na manhã desta quarta-feira. Dos 21 vereadores da Câmara Municipal da cidade, 14 já foram afastados por suspeita de envolvimento no desvio de verba pública


postado em 27/04/2016 11:43 / atualizado em 27/04/2016 12:48

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, juntamente com Ministério Público Federal, a fase 2 da Operação Mar de Lama, iniciada em 12 de abril deste ano para combate a crimes de corrupção estimados em R$ 1,5 bilhão praticados por servidores públicos e políticos de Governador Valadares, na Região do Rio Doce. Participaram da operação 30 policiais federais para cumprimento de 13 ordens judiciais - sete mandados de busca e apreensão e seis ordens de afastamento de funções públicas, entre os quais cinco vereadores da Câmara Municipal da cidade e uma contra gestor corporativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município (SAAE).

De acordo com a Polícia Federal, esta nova fase da Mar de Lama - alusão aos alagamentos provocados pelas chuvas que causaram destruição em Governador Valadares, em 2013-, decorre da análise em materiais apreendidos na empresa do tesoureiro da organização criminosa investigada, durante a primeira fase da operação. Na ocasião, foram encontrados indícios de que, além dos oito vereadores já afastados, outros seis vereadores e um gestor corporativo do SAAE recebiam propinas da organização criminosa investigada para praticarem atos de ofício contrários ao interesse público.

Os nomes dos vereadores e do gestor corporativo do SAAE afastados foram encontrados em uma espécie de contabilidade de propinas, recebidas e pagas pela organização criminosa investigada, sempre vinculados a valores.

Com o desencadeamento desta segunda fase da Operação Mar de Lama, o número de pessoas afastadas das funções no município de Governador Valadares saltou de 20 para 26, sendo que 14 delas são vereadores da Câmara Municipal de Governador Valadares/MG.

Com informações da Polícia Federal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)