(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo de Minas cerca praça para comemorar Dia da Inconfidência

A solenidade em comemoração ao Dia da Inconfidência teve como orador o ex-presidente do Uruguai José Mujica, que foi muito aplaudido e tietado no evento


postado em 21/04/2016 09:14 / atualizado em 21/04/2016 13:00

Mujica e Pimentel durante a solenidade do Dia da Inconfidência, nesta quinta-feira, em Ouro Preto(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Mujica e Pimentel durante a solenidade do Dia da Inconfidência, nesta quinta-feira, em Ouro Preto (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

A cerimônia do Dia da Inconfidência, ocorrida nesta quinta-feira,em Ouro Preto, teve o seu ponto alto com a chegada do ex-presidente José  Mujica, que estava acompanhado do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) (veja abaixo galeria de fotos). Em contrapartida, sobraram lugares vazios no palanque onde aconteceu a cerimônia. O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, participou da solenidade representando o governo federal. Mujica foi muito aplaudido e tietado. O ex-chefe do Executivo uruguaio foi o único, entre os homens no palco, que não vestia terno. Mujica trajava roupas super simples, com calça jeans e camisa de frio. Ele estava acompanhado da esposa, a senadora Lucía Topolansky.

No entorno da Praça Tirandentes, onde aconteceu a cerimônia, manifestantes trouxeram faixas contra o vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, ambos do PMDB. Quando o vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade (PMDB), foi chamado para entregar medalhas houve manifestações contra o PMDB e gritos de "fora Temer".

Cerco

Ao contrário do que ocorreu em 2015, o evento deste ano em Ouro Preto, na Região Central do estado, veio acompanhado do acesso restrito ao grande público. No ano passado, o governo de Minas fez questão de destacar com larga publicidade que o evento seria aberto ao povo depois de 12 anos de gestão tucana. Nesta quinta-feira, contudo, a informação oficial é  que a  presença na praça será exclusiva aos credenciados pelo governo mineiro.

Na manhã de hoje, o cenário montado na Praça Tiradentes, no centro da cidade,  ficou completamente cercado.  Neste 21 de abrill, na lista de homenageadas constavam 148 personalidades e entidades. O ex-presidente do Uruguai José Mujica recebeu o Grande Colar, a maior condecoração da solenidade de hoje, e foi o orador da cerimônia.

Manifestação

Cerca de 3 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) eram esperados na solenidade. Eles participaram do evento em Ouro Preto e, em seguida, fizeram passeata até Belo Horizonte. Integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) usaram camisetas onde se lia "luto em defesa da democracia", em protesto contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).



Tragédia de Mariana


Na rua ao lado da cerimônia para a entrega da medalhada da Inconfidência, um grupo de estudantes da Universidade de Ouro Preto fez uma performance  para lembrar a  tragédia de Mariana. Eles também montaram um varal com fotos de Bento Rodrigues, cidade invadida e destru´´ida pela lama da mineradora Samarco, no dia 5 de novembro passado.

Ver galeria . 7 Fotos Imagem de uma das camisetas usadas por militantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Imagem de uma das camisetas usadas por militantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)