(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestantes contra impeachment fazem vigília em Fortaleza


postado em 16/04/2016 09:37

Fortaleza, 16 - Manifestantes contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff fazem uma vigília, de sábado (16) para domingo, nos jardins da reitoria da Universidade Federal do Ceará, no bairro de Fátima, em Fortaleza. A ideia é ficar até o fim da votação que acontece domingo à tarde na Câmara dos Deputados. Telões serão colocados no local para acompanhar o processo que acontece em Brasília.

Na noite de sexta-feira, 15, o grupo paulista Desvio Coletivo promoveu a performance "Cegos", na Praça Portugal, local onde tradicional vem ocorrendo as manifestações favoráveis ao impeachment na cidade. Trinta e cinco homens vestidos em ternos e gravatas, mulheres de tailleur, todos recobertos de lama e com uma bandeira brasileira a lhes cobrir os olhos, andavam lentamente, com panelas em uma das mãos e o outro braço em riste, repetindo o gesto em referência ao ditador Adolf Hitler.

A performance é inspirada no livro "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago. "Tínhamos nos apresentado há dois meses em San José, na Costa Rica, e daqui vamos para Estocolmo, na Suécia. Em cada parte, reunimos elementos sobre uma cegueira da realidade do local. Dessa vez, não poderíamos nos abster de nos posicionarmos contra essa situação fascistoide que tem se apresentado no País", disse Marcelo Denny, performer e criador da intervenção.

No final da tarde de ontem, outro grupo contrário ao impeachment ocupou com faixas e cartazes em a frente do Theatro José de Alencar, no Centro Histórico. Pela manhã, integrantes do Movimento dos Sem Terra bloquearam um trecho da CE 060, em Quixeramobim, no sertão central cearense. O prefeito da cidade, Cirilo Pimenta (PDT) participou do ato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)